Hillary Clinton é recebida por Sarney e Temer



A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, visitou na manhã desta quarta-feira (3) o Congresso Nacional, onde conversou com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, no gabinete da Presidência do Senado.

Esperada na saída por um grande número de jornalistas, Hillary não respondeu a perguntas da imprensa, anunciando apenas que dará uma entrevista coletiva à tarde, no Palácio do Itamaraty.

A secretária se encontrará ainda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim, quando o tema principal deve ser o programa nuclear do Irã e as relações do Brasil com aquele país. Lula tem sido criticado por sua aproximação com Mahmoud Ahmadinejad, presidente iraniano - o presidente brasileiro realiza em maio visita ao Irã.

A imprensa especula que os Estados Unidos, junto com os outros membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), discutem impor novas sanções ao Irã devido ao receio de que o país esteja enriquecendo urânio com o intuito de produzir armas nucleares.

Depois de passar pelo Brasil nesta quarta-feira, Hillary irá à Costa Rica, onde se reunirá com o presidente Oscar Arias e com a presidente eleita Laura Chinchilla. Na Guatemala, a secretária de Estado dos EUA conversará com o presidente Álvaro Colom.

Mais informações a seguir



03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hillary Clinton e Evo Morales devem vir à posse

Hillary Clinton visita Congresso nesta quarta

Errata: Hillary Clinton e Evo Morales devem vir à posse

Ações de transparência nos gastos do Brasil são exemplo, diz Hillary Clinton

Hillary Clinton visita Congresso e debate a questão do Irã com parlamentares

Hillary Clinton deve visitar o Congresso na próxima semana