HOLLANDA DEBATE COM ESTUDANTES GREVE NAS UNIVERSIDADES



Um grupo de estudantes catarinenses quer debater a crise nas universidades federais com os principais dirigentes do país. Preocupados com a grande duração da greve nas instituições federais de ensino superior - já são 47 dias -, os estudantes encaminharam documento à Comissão de Educação (CE), expondo a situação de hoje na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Eles foram recebidos pelo vice-presidente da CE, senador Joel de Hollanda (PFL-PE), com quem discutiram os problemas da educação de nível superior no país.

O senador parabenizou os estudantes por tomarem a iniciativa de discutir a situação universitária: "Por isto fiz tanta questão de recebê-los", afirmou. Para ele, o grande pecado do Brasil é que "as pessoas acham que a cidadania só se exerce no dia da votação", lembrando que no Nordeste se troca voto até por dentadura. O senador disse que a cidadania deve ser exercida em todos os momentos.

Joel de Hollanda afirmou que a CE está aberta para que os estudantes encaminhem sugestões sobre a educação do país.

- Talvez possamos aproveitar uma emenda de vocês - ressaltou. O vice-presidente da comissão comprometeu-se a encaminhar a carta dos estudantes ao ministro da Educação, Paulo Renato.

Durante a reunião, Joel de Hollanda respondeu a perguntas formuladas pelos estudantes. Disse que não há nenhuma proposta em discussão na CE para que se cobrem mensalidades nas universidades públicas. O senador afirmou que o que está em discussão é uma maior autonomia para as universidades. Com a autonomia, ressaltou, essas instituições ficarão livres para escolher até mesmo outra fonte de financiamento para seu funcionamento.



19/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


GREVE NAS UNIVERSIDADES É TEMA DE ENTREVISTA NA TV

GREVE NAS UNIVERSIDADES É TEMA DE ENTREVISTA NA TV

Romero Jucá pede bom senso na greve das universidades

Greve nas universidades será debatida na Comissão de Educação

JEFFERSON COBRA SOLUÇÃO PARA GREVE DAS UNIVERSIDADES

Universidades em greve podem realizar matrícula do Sisu via internet