Homenagem a Niemeyer passa a ser do Congresso por sugestão de Inácio Arruda
O primeiro discurso da sessão especial em homenagem ao centenário do arquiteto Oscar Niemeyer foi feito pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O senador apresentou requerimento transformando a sessão do Senado em sessão do Congresso, no que foi atendido pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves. O presidente considerou que o arquiteto merece "homenagem de todo o Congresso Nacional".
Inácio Arruda também foi um dos autores do requerimento para a realização da sessão especial no Senado. Durante o discurso, o senador destacou o humanismo do arquiteto e o fato de que o homenageado sempre esteve ligado às causas do povo brasileiro. Ele definiu Niemeyer como um "militante incansável das nobres causas do povo brasileiro".
- Niemeyer, querido camarada, irmão de luta e esperança na caminhada que a humanidade empreende na dura e longa marcha pela construção do socialismo. Aqui não se trata de uma lenda, mas de uma grande, extraordinária, vida do povo brasileiro, a vida de Oscar Niemeyer. Viva Oscar Niemeyer! Viva o povo brasileiro! Parabéns, camarada! - disse Inácio Arruda.
O senador afirmou que Oscar Niemeyer é "uma das mais ilustres personalidades da vida política brasileira", um "gigante do século 20 que adentra o século 21", e lembrou que o prédio onde funciona o Congresso Nacional é obra do arquiteto.
Para Inácio Arruda, o "camarada Oscar" éarquiteto do sonho socialista e uma referência viva da luta por um mundo melhor, mais justo, mais rico, mais generoso e mais humano. Entre as obras de Niemeyer voltadas para os movimentos sociais, Inácio Arruda citou o Memorial da América Latina; o Monumento Tortura Nunca Mais e o projeto da nova sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro, entre outros.
- Esta sessão solene do Congresso presta justa, fraterna e singela homenagem ao transcurso do centenário de nascimento do arquiteto, humanista, artista universal, reconhecido e admirado em todo o mundo, Oscar Niemeyer, cuja obra é marcada pela brasilidade e pelo traço de ousadia na busca da simplicidade e do novo - afirmou
O senador agradeceu ainda a participação do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo, que tornou possível a presença virtual do arquiteto por videoconferência.20/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Homenagem a Niemeyer passa a ser do Congresso por sugestão de Inácio Arruda
Niemeyer transformou o concreto em leveza, diz Inácio Arruda
Inácio Arruda homenageia Oscar Niemeyer por seus 104 anos
Inácio Arruda presta homenagem a Sérgio Miranda
Inácio Arruda solicita sessão e homenagem aos 85 anos do PCdoB
Inácio Arruda registra campanha de doação de sangue em homenagem a Henfil