Hospitais públicos do Estado internam duas pessoas por dia com Lúpus
Foram 637 internações da doença autoimune, que ainda não possui causa conhecida e não tem cura
Os hospitais da rede pública estadual internam, em média, duas pessoas a cada dia com diagnóstico de lúpus eritematoso. É o que aponta um levantamento realizado em 2012, pela Secretaria da Saúde. Foram 637 internações da doença autoimune, que ainda não possui causa conhecida e não tem cura.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
Segundo a chefe de reumatologia do Hospital Heliópolis, Lenise Brandão Pieruccetti, a doença está ligada a uma predisposição genética e os primeiros sintomas podem aparecer em qualquer faixa etária. O tema foi abordado na novela "Amor à vida", quando Paulinha, interpretada por Karla Castanho, foi diagnosticada com a doença.
O lúpus atinge o sistema imunológico do doente, que passa a produzir anticorpos que atacam e provocam inflamação de células e tecidos saudáveis do corpo. Pele, rins e o sistema nervoso central são as partes mais afetadas pelo lúpus.
O tratamento inclui o uso de protetor solar, anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores, mas os procedimentos variam de acordo com cada indivíduo.
Do Portal do Governo do Estado
07/17/2013
Artigos Relacionados
Envenenamentos e intoxicações internam três pessoas por dia
SP terá 'provão' dos hospitais públicos
SP terá "provão" dos hospitais públicos
Hospitais públicos são campeões de doações de órgãos em SP
PF apura denúncias de irregularidades em contratos de hospitais públicos
Ministério vai apurar irregularidades em contratos de hospitais públicos