Hospitais universitários terão camas eletrônicas e macas hidráulicas



Os equipamentos serão distribuídos entre os hospitais que integram a rede e atendem às normas nacionais e internacionais de segurança

 

Os hospitais universitários federais terão seus leitos equipados com camas eletrônicas e macas hidráulicas. Ao todo, serão instalados 10.194 itens, sendo 8.141 camas eletrônicas comuns, 155 camas para pré-parto, parto e pós-parto, 1.380 macas hidráulicas e 518 camas eletrônicas para Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A iniciativa faz parte do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação.

Os equipamentos serão distribuídos entre os hospitais que integram a rede e atendem às normas nacionais e internacionais de segurança, garantindo maior conforto e segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

Entre as vantagens das camas eletrônicas está a automatização de alguns procedimentos, como o posicionamento correto do paciente pelo controle remoto, o rebaixamento do leito até quase o solo para que o paciente desça e suba da cama sem dificuldades e a elevação do leito para que a equipe de assistência execute os procedimentos em posição favorável à coluna.

Com as camas de UTI será possível a realização de exames radiográficos sem a necessidade de deslocamento do paciente, pois possuem leito radiotransparente com gavetas para os filmes de raios-x sob a cama.