Hospital da USP incentiva amamentação
Banco de Leite Humano presta atendimento aos bebês e às mamães da região do Butantã, na capital
Em comemoração à 17ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorrida entre os dias 1º e 7 deste mês, o Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP) realizará amanhã (14) o evento Apoio às Mães: Em Busca do Ouro. Haverá conferências, exposição de painel, apresentação dos Doutores da Alegria, homenagem às mães e confraternização.
Entre os trabalhos a ser apresentados está o painel desenvolvido pelo Grupo Multiprofissional de Apoio à Nutriz do HU-USP, no qual serão mencionadas ações de incentivo ao aleitamento materno em diferentes áreas. Duas das conferências previstas são A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano: Duas Décadas de Política Pública, com apresentação do doutor Franz Reis Novak, do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz/RJ), e A Vivência das Mães de Recém-Nascidos Prematuros no Processo de Manutenção da Lactação e Amamentação, com Rosângela Venâncio da Silva, mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, e Clarice Guimarães, psicóloga do Laboratório Chronos, do Instituto de Psicologia da USP.
Controle de qualidade – O Banco de Leite Humano do HU foi inaugurado em agosto de 1999 e apresenta números expressivos em suas realizações. A média mensal de atendimentos é de 330, o que gera aproximadamente 66 litros de leite doados.
Há cerca de 70 doadoras da região do Butantã, na capital. O leite coletado é distribuído a 56 receptores por mês, grupo de bebês internados no berçário e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Para estar apto ao consumo, o leite deve ser fracionado, pasteurizado e passar por rigoroso controle de qualidade, que envolve medida da acidez, exames microbiológicos (cultura de bactérias) e cromatócrito (análise da gordura e do valor calórico do produto).
Nada mais natural
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma iniciativa da Organização Mundial de Apoio à Amamentação (Waba, na sigla em inglês). No Brasil, tem o apoio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Neste ano, o tema da atividade é Apoio às Mães: Em Busca do Ouro. A frase escolhida foi Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar. Amamentação: participe e apóie a mulher.
O objetivo principal da campanha é frisar não apenas a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê, mas também lembrar que o apoio e a participação de toda a família são fundamentais para o bem-estar da mãe e da criança nos primeiros meses após o parto.
SERVIÇO
Evento Apoio às Mães: Em Busca do Ouro Aberto à comunidade USP, será realizado amanhã, a partir das 9h30, no auditório do 2º andar do HU, Cidade Universitária Para participar, basta preencher formulário de inscrição. Mais informações, pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 3091-9210
Da Agência Imprensa Oficial
(M.C.)
08/13/2008
Artigos Relacionados
Ministério da Saúde incentiva empresas a criarem salas de amamentação
Hospital estadual infantil incentiva a prevenção de doenças bucais
1º de agosto é o Dia Mundial da Amamentação
Saúde: 1º de agosto é o Dia Mundial da Amamentação
Saúde: 1º de agosto é o Dia Mundial da Amamentação
Saúde: 1º de agosto é o Dia Mundial da Amamentação