Hospital do Servidor Público Estadual assina parceria com Unicid



Pelo convênio, estudantes de medicina da universidade farão estágios no hospital

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado de São Paulo (Iamspe) e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) assinam na segunda-feira, 17, às 10h30, no auditório do instituto, convênio para realização de programa de estágios em regime de internato no Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” (HSPE).

O objetivo da parceria é oferecer aos alunos do 5º e 6º anos do curso de Medicina, a possibilidade de atuar em áreas como clínica médica, clínica cirúrgica, UTI, pediatria e maternidade, em um dos maiores e mais importantes hospitais do Estado de São Paulo, com a supervisão de médicos do hospital e acompanhamento da direção do curso de Medicina da Unicid.

Segundo o diretor do curso de Medicina da Universidade, professor Dr. José Lúcio Martins Machado, o convênio ampliará a prestação de serviços dos alunos à comunidade. “Trata-se também de uma oportunidade de aprendizado em um hospital que possui 46 anos de tradição no atendimento aos funcionários públicos estaduais, seus dependentes e agregados”, afirma.

Atualmente o hospital possui 1.150 leitos e realiza cerca de 3.100 atendimentos diários entre ambulatório e Pronto Socorro. Possui 45 serviços (especialidades) médicos, além de oito serviços não médicos –como nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia. Todo mês são realizadas por volta de 1.200 cirurgias e mais de 310 mil exames laboratoriais.

Participam da assinatura do acordo o superintendente do Iamspe, Dr. José Ramos de Oliveira, o reitor da Universidade, professor Rubens Lopes da Cruz, o diretor do hospital, Dr. David Braga Junior, o diretor do curso de Medicina, José Lúcio Martins Machado e o diretor do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa (Cedep), Fabio Schmidt Goffi. Estarão presentes ainda professores e alunos da universidade e os diretores de serviço do hospital.

O programa de internato do Hospital do Servidor Público Estadual teve início em 1968 e é procurado por universidades de todo o País. O convênio com 45 instituições permite aos alunos realizar suas horas de internato obrigatórias no hospital. “Essa parceria, no entanto, será a primeira em que o HSPE fará parte da grade curricular de um curso de medicina”, salienta Goffi, do Cedep. Com isso, os alunos de medicina da Unicid terão a possibilidade de aprender com alguns dos mais conceituados profissionais da área médica.

Medicina da Unicid

A Universidade Cidade de São Paulo, teve seu curso de Medicina aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com a Portaria nº 2.968, de 23 de outubro de 2002, após um criterioso estudo feito pelo próprio ministério e por conselheiros do Conselho Nacional de Educação. O curso de Medicina veio coroar uma longa tradição da Universidade em cursos na área da saúde, iniciada na década de 80 com os cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Fisioterapia e Odontologia. O projeto pedagógico do curso foi baseado no PBL, Problem Based Learning, que significa Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um modelo didático com 30 anos de experiência, em cursos da área de saúde em países como o Canadá, Estados Unidos e Holanda.

As características principais do PBL são: o processo de aprendizagem centrado no estudante, a utilização de pequenos grupos de alunos para cada professor-tutor, a aprendizagem baseada nos problemas mais freqüentes e relevantes a serem enfrentados na vida profissional, além das práticas vivenciadas pelos estudantes em laboratórios, ambulatórios, unidades de saúde da família, e estágios hospitalares.

IAMSPE

O IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) é uma autarquia ligada à Secretaria Estadual de Saúde cujo principal objetivo é prestar atendimento médico aos funcionários públicos estaduais, seus dependentes e agregados. Sua estrutura compreende o Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” (HSPE-FMO) na capital, inaugurado em 9 de julho de 1961, o Iamspe ainda possui 18 Centros de Assistência Médica Ambulatorial (Ceamas) espalhados pelas principais cidades do interior paulista, além de centenas de convênios com importantes hospitais, clínicas e laboratórios, que atendem aos funcionários dentro de suas próprias regiões.

Completando 46 anos de existência em 2007, o Iamspe, mantido pelo desconto de 2% em holerite do funcionalismo público estadual, oferece um sistema de saúde moderno, eficiente, solidário e de baixo custo aos seus usuários, voltado principalmente para a humanização de seus tratamentos.

Da Universidade Cidade de São Paulo

(I.P.)



09/16/2007


Artigos Relacionados


Hospital do Servidor Público Estadual é referência no tratamento de idosos

Hospital do Servidor Público Estadual reestrutura atendimento ginecológico

Saúde: Hospital do Servidor Público Estadual ganha sete computadores

Jornada debate violência doméstica no Hospital do Servidor Público Estadual

Jornada debate violência doméstica no Hospital do Servidor Público Estadual

Jornada debate violência doméstica no Hospital do Servidor Público Estadual