Hospital Mário Covas faz mutirão de prematuros no Dia do Médico
Ação acontece sábado e irá avaliar e tratar possíveis seqüelas do parto precoce
O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, comemora o Dia do Médico com muito trabalho. No sábado, 18, a unidade será palco do “2º Mutirão para Avaliação Multidisciplinar de Prematuros”, cuja finalidade é dar continuidade ao acompanhamento das crianças que nasceram prematuras a fim de prevenir e tratar adequadamente possíveis seqüelas do parto precoce.
São esperadas crianças entre seis meses e seis anos de idade, cujos pais e responsáveis foram convocados previamente pela equipe da Unidade Neonatal.
Cerca de 80 profissionais das áreas de Pediatra, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Neuropediatria, Fisioterapia, Otorrinolaringologia, Psicologia, Oftalmologia e Assistente Social estão envolvidos no mutirão. Cada criança passará por consultas em todas as especialidades.
Também será realizada triagem oftalmológica, avaliação auditiva e, se necessário, exames laboratoriais. Para descontrair o ambiente, grupo de palhaços da ONG Big Riso e voluntárias da Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC estarão responsáveis pela decoração dos ambulatórios e por atividades lúdicas com os pacientes.
Crianças que nascem prematuramente têm maior predisposição para dificuldades escolares e motoras. Além disso, sofrem com problemas nutricionais, afetivos e são mais suscetíveis às doenças de primeira infância, como pneumonias, otites e bronquites.
“As seqüelas são decorrentes, principalmente, da prolongada exposição do recém-nascido às medicações em fase precoce, do uso da ventilação mecânica (necessária devido à imaturidade pulmonar) e de outras intercorrências durante o período de internação hospitalar”, afirma a chefe da Clínica Neonatal do Hospital Estadual Mario Covas e coordenadora do mutirão, Dra. Sandra Frota Ávilla Gianelo.
Desde a inauguração em outubro de 2002, já nasceram no Setor Materno-Infantil do Hospital Mário Covas aproximadamente 140 bebês com peso inferior a 1.350 gramas. Após alta hospitalar, essas crianças são encaminhadas para o Ambulatório de Prematuros, que dá continuidade aos trabalhos até que atinjam 2.500 gramas.
“Pretendemos coletar dados no mutirão que possibilitem avaliarmos nosso trabalho e a necessidade ou não de adequar e reorganizar o acompanhamento ambulatorial dessas crianças”, declara a Dra. Sandra.A atividade ocorrerá no Ambulatório no 3º andar, das 7h às 16h. O Hospital Estadual Mario Covas fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 - Bairro Paraíso, Santo André.
Da Secretaria da Saúde
10/17/2008
Artigos Relacionados
Saúde: Hospital Mário Covas promove mutirão de oftalmologia neste sábado
Saúde: Hospital Mário Covas promove mutirão de oftalmologia neste sábado
Boletim Médico do Governador Mário Covas
Lila Covas participa do mutirão de catarata no Hospital das Clínicas
Lila Covas participa de mais uma etapa do mutirão de catarata no Hospital das Clínicas
ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DO INFECTOLOGISTA DAVID UIP, MÉDICO PARTICULAR DO GOVERNADOR MÁRIO COVAS