Humberto Costa critica artigo da 'Veja' sobre desenvolvimento em Pernambuco




O senador Humberto Costa (PT-PE) rebateu em Plenário, nesta terça-feira (3), artigo publicado pela revista Veja desta semana em que o economista Cláudio de Moura Castro traça um paralelo entre o desenvolvimento industrial de São Paulo e o de Pernambuco. Segundo o líder do PT, ao afirmar, sem apontar as causas, que a indústria pernambucana é frágil e acanhada quando comparada a de outros estados brasileiros, o articulista da Veja demonstrou preconceito com relação a Pernambuco e também desconhecimento da história e da economia do país.

- A falta de mão de obra qualificada não deve ser objeto de qualquer preconceito no sentido de tentar qualificar os trabalhadores nordestinos e pernambucanos como incapazes - afirmou.

De acordo com Humberto Costa, entre as causas importantes do atraso de Pernambuco em relação a outros estados, que não teriam sido consideradas no artigo da revista Veja, estão as perdas de território sofridas por Pernambuco como punição por ter sido palco de movimentos revolucionários em 1817 (Revolução Pernambucana) e em 1824 (Confederação do Equador).

O senador disse também que durante a ditadura militar a elite que governou Pernambuco não tinha compromisso com o desenvolvimento do estado, mas apenas trabalhava em benefício próprio. Em sua opinião, a falta de uma política de desenvolvimento regional para Pernambuco foi, no entanto, uma das principais causas do relativo atraso no seu desenvolvimento econômico.

- O Brasil, no governo do presidente Lula, pela primeira vez, começou a olhar para outras regiões, a olhar para o Nordeste - disse.

Humberto Costa argumentou que problema da falta de mão de obra qualificada em Pernambuco, criticado pelo articulista da Veja, originou-se da falta de políticas públicas por parte do governo federal ao longo de um grande período de tempo. De acordo com o senador, isso só teria mudado durante o governo Lula.

- Portanto, como se trata de uma pessoa relevante [Cláudio de Moura Castro], importante, que escreve para uma revista importante, a Veja, eu não poderia deixar de aqui fazer esse registro, manifestar minha estranheza, acima de tudo, pela falta de conhecimento sobre a razão de estados como Pernambuco e outros terem chegado a esses níveis de dificuldade no seu desenvolvimento - disse.



03/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa pede reflexão sobre morte de jornalista homossexual em Pernambuco

Veja a íntegra do relatório de Humberto Costa sobre Demóstenes Torres

Humberto Costa: matéria da 'Veja' sobre José Dirceu leva a discussão sobre limites na imprensa

Humberto Costa registra visita de Dilma a Pernambuco

Humberto Costa comemora universalização do Samu em Pernambuco

Humberto Costa comemora investimentos da Fiat em Pernambuco