Humberto Costa destaca ações do governo federal para minimizar os efeitos da seca



O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou as ações emergenciais e as obras estruturadoras realizadas pelo governo federal para minimizar os efeitos da estiagem na Região Nordeste. O parlamentar afirmou que já foram investidos R$ 32 bilhões em adutoras, barragens, canais e estações, entre outras obras para reduzir os efeitos nefastos da seca.

- A presidente Dilma (Rousseff) tem mantido um forte compromisso de combater esse flagelo, que castiga as famílias e retarda o desenvolvimento da região – afirmou o parlamentar, em pronunciamento nesta terça-feira (14).

Humberto Costa informou ter participado, no dia anterior, de evento na Assembleia Legislativa de Pernambuco, denominado Grito do Nordeste, para chamar a atenção para o problema. Informou também ter participado de outra reunião sobre o mesmo assunto, nesta terça-feira, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e diversas associações de municípios do Nordeste.

- O processo tem de ser não de enfrentamento, mas de construção, para que possamos fazer um melhor acompanhamento da estiagem e também para que recursos cheguem o mais rapidamente possível onde precisam chegar – afirmou o parlamentar.

Para ele, os dois encontros foram boas oportunidades para conversar com prefeitos, parlamentares e a sociedade em geral sobre o que vem sendo feito pelo governo federal para reduzir os efeitos da estiagem.  No mesmo pronunciamento, o parlamentar disse considerar justas as reivindicações dos municípios de recursos adicionais para compensar as perdas com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).



14/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro relata ações para minimizar efeitos da seca na Bahia

Senadores cobram de Graziano ações para minimizar efeitos da seca em Alagoas

Humberto Costa destaca medidas do governo contra a seca

Humberto Costa critica clima de pessimismo e destaca ações do governo

Humberto Costa destaca investimentos do governo federal em mobilidade urbana

Nordeste recebe crédito emergencial para minimizar efeitos da seca