Humberto Costa lembra aniversário da Batalha dos Guararapes




O senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou que no dia 19 de abril se comemora o aniversário da Batalha dos Montes Gaurarapes, ocorrida em 1648 e que marcou o início da expulsão dos holandeses do Brasil. O fato, disse o senador, é considerado o marco do início da nacionalidade brasileira.

A batalha ocorreu em Pernambuco, em Jaboatão dos Guararapes e ganhou destaque pela união de índios, negros, "mazombos" e renóis por um objetivo comum: a expulsão dos holandeses.

- Um índio, Felipe Camarão, um negro, Henrique Dias, os lusitanos André Vidal de Negreiros, Antonio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, este último, madeirense, para não falar do criollo Barreto de Menezes, peruano de nascimento, simbolizam essa articulação em torno do sentimento nativista - afirmou o senador.

Humberto Costa citou, entre os motivos que levaram os brasileiros à desobediência civil, os altos tributos impostos pelos holandeses para manutenção de suas pesadas estruturas administrativas e militares; as restrições ao culto católico; as migrações forçadas e os juros extorsivos cobrados pelos agentes creditícios do Recife aos produtores de cana-de-açúcar.

- Assim, podemos afirmar que o Brasil, como nação, nasce naqueles atos de protesto que eram, por excelência, instauradores de liberdade e que deram vida a novas instituições e leis - disse.



20/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa lembra indiciamento de Cachoeira pela CPI dos Bingos

Humberto Costa lembra Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Parlamentares celebram aniversário da Batalha do Riachuelo

Segue comemoração de aniversário da Batalha de Riachuelo

Parlamentares comemoram aniversário da Batalha do Riachuelo

Tuma homenageia a Marinha no aniversário da Batalha do Riachuelo