Iara Wortmann assume como deputada do PMDB
A professora Iara Wortmann chega à Assembléia Legislativa com o firme propósito de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, onde pretende defender a implantação de políticas sociais para atender à população mais carente do Rio Grande do Sul, uma vez que o governo do Estado, no seu entendimento, tem deixado a desejar, pois existem inúmeras demandas não solucionadas nesta área. Também é preocupação da nova integrante da bancada peemedebista, que há 38 anos se dedica à área educacional, a fiscalização das ações da administração estadual.
Iara Wortmann, ao tomar posse na tarde de hoje, disse que assume o mandato de deputada estadual “com a difícil tarefa de substituir o deputado Giovani Feltes, leal companheiro, que se elegeu prefeito de Campo Bom. E agora, como deputada estadual, quero continuar trabalhando pela educação com a consciência de que, como parlamentar, minha atuação será ampliada. Quero, com a postura e a didática de professora que sou, assumir todos os desafios que estiverem ao meu alcance buscando melhor qualidade de vida – no sentido mais amplo da expressão – de todos os gaúchos. Minha atuação como deputada continuará na mesma linha de postura ética que sempre pautou toda a minha vida pessoal e profissional”. A peemedebista que, em duas oportunidades, foi secretária estadual da Educação, está preocupada com a ideologização do ensino, que vem ocorrendo nas escolas gaúchas. “Alguns professores estão se utilizando do seu papel de educador, desenvolvendo um trabalho que desrespeita a própria Constituição Federal, porque a liberdade de aprender do aluno é inalienável. O dever de ensinar tem que ser exercido respeitando o direito do aluno de aprender com autonomia, dando-lhe condições de refletir e liberdade de fazer as suas próprias escolhas, contribuindo para a formação de um verdadeiro cidadão dentro dos princípios democráticos”, alertou.
O trabalho que Iara pretende desenvolver na área da educação será realizado em conjunto com a Comissão de Educação. “Assumo com a consciência de que sou uma professora que chega ao Parlamento gaúcho com o respaldo de 24.695 eleitores, com a vontade de resgatar o respeito e a valorização dos professores. A ideologização que este governo impõe aos docentes desrespeita toda uma tradição da educação do Rio Grande do Sul, reconhecida, nacionalmente, pela sua qualidade”, explicou.
A deputada peemedebista é Cidadã Emérita de Porto Alegre, título concedido pela Câmara Municipal em 1994. Em 1999, recebeu o troféu Mulher Cidadã, concedido pela Assembléia Legislativa. Além do trabalho realizado na área da educação, Iara Wortmann tem atuação destacada em defesa dos direitos das mulheres. Atualmente, é coordenadora da Comissão Executiva Estadual do PMDB Mulher.
“ Nós, mulheres, temos um papel muito grande a desempenhar quando chegamos aos cargos que nos possibilitam pensar um pouco mais na questão da igualdade entre homens e mulheres. Eu tenho o maior orgulho de chegar à Assembléia Legislativa do meu Estado e, junto com os meus colegas deputados, quero desenvolver um trabalho conjunto em defesa dos cidadãos rio-grandenses, que nos concederam, através do voto, o direito de representá-los. Fomos honrados com o voto de todas as pessoas que construíram conosco a oportunidade de chegar ao Parlamento gaúcho e procuraremos honrar este compromisso da melhor maneira possível”, concluiu a deputada.
01/02/2001
Artigos Relacionados
Educandário São João Batista recebe deputada Iara Wortmann
Deputada Iara Wortmann é madrinha do projeto União Contra as Drogas
Iara Wortmann recebe prêmio Evidência
Iara Wortmann coordenou a 4ª edição do Deputado por um Dia
Iara Wortmann defende unificação do calendário escolar
Iara Wortmann diz que combate às drogas mobiliza gaúchos