Ibama autoriza início da operação da Usina Santo Antônio
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início da geração de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO). A licença de operação foi assinada na última quarta-feira (14) pelo presidente do instituto, Curt Trennepohl.
O Ibama recomendou que o enchimento do reservatório seja feito em três etapas para assegurar a qualidade da água e a sobrevivência dos peixes que vivem no Rio Madeira. O reservatório deverá estar cheio em meados de novembro, quando a água chegar a 70,5 metros. Após o enchimento, as turbinas podem começar a funcionar.
Além de proteger a fauna aquática, o enchimento gradual do lago também facilita a retirada de animais que vivem nos 546 quilômetros quadrados que serão inundados. Segundo o Ibama, as espécies capturadas serão devolvidas à floresta em área próxima.
A usina terá capacidade de 3.150 megawatts e é operada pelo consórcio Santo Antônio Energia, formado pela Andrade Gutierrez, Furnas Eletrobras, Cemig, Odebrecht e Banif.
O consórcio terá que pagar R$ 56 milhões de compensação ambiental, o equivalente a 0,5% do valor de referência do projeto. O Comitê de Compensação Ambiental Federal está avaliando qual será a destinação dos recursos.
Junto com a Usina Hidrelétrica Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fonte:
Agência Brasil
15/09/2011 18:55
Artigos Relacionados
Ibama monitora comercialização de madeira retirada da área da usina Santo Antônio
Operação da Usina de Santo Antônio será antecipada
Ibama autoriza início da operação de hidrelétrica na região Sul
Ibama autoriza instalação de linha que vai escoar energia de Jirau e Santo Antonio
Empresa adia início da operação da primeira turbina da Hidrelétrica Santo Antônio
Ibama autoriza licença de instalação da Usina de Belo Monte