IBGE já está autorizado a fazer propaganda do Censo 2010 em período eleitoral



O Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico (IBGE) foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a divulgar propaganda sobre a realização do Censo Demográfico 2010. Apesar da proibição da lei eleitoral em relação à veiculação de publicidade institucional três meses antes das eleições, o relator do pedido, ministro Felix Fischer, entendeu que o censo se encaixa nas exceções previstas na legislação, por ser urgente e de necessidade pública.

O IBGE pediu a autorização porque a divulgação das ações compreende três etapas. A segunda, que vai de julho a novembro, coincidirá com o período em que a veiculação de publicidade institucional é proibida, ou seja, três meses antes do pleito, em 3 de outubro.

O censo será realizado em três etapas. Primeiro, com a divulgação do processo seletivo simplificado de recenseador, nos meses de fevereiro e março. Depois, será divulgada campanha destinada a conscientizar a sociedade para receber o recenseador durante a coleta de dados, entre os meses de julho e novembro. E, por fim, entre dezembro e janeiro de 2011, será feita a divulgação dos resultados.

De acordo com IBGE, desde 1920, os censos demográficos são realizados a cada dez anos, seguindo segundo orientação da Organização das Nações Unidas (ONU).





25/02/2010 19:05


Artigos Relacionados


IBGE faz primeiro balanço do Censo 2010

IBGE começa treinamento para Censo 2010

Unesco premia IBGE por inovação tecnológica no Censo 2010

Audiência pública com presidente do IBGE vai discutir o Censo 2010

IBGE divulga dados preliminares do Censo 2010 nesta quinta

Censo do IBGE 2010 vai coletar dados sobre línguas indígenas