ICMBio promove oficina de planejamento estratégico regional



Nos dias 4 e 5 de novembro, a Coordenação Regional 6 (CR-6) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situada em Cabedelo (PB), sediou a primeira oficina do projeto de elaboração de seu planejamento estratégico, que objetiva definir a missão, a visão de futuro, os valores, os objetivos estratégicos, as metas e os indicadores que serão sistematizados em seu mapa estratégico.

"Esta iniciativa visa desenvolver o planejamento estratégico na esfera regional, alinhado ao planejamento macro definido pela sede do Instituto", explica Arlindo Gomes, analista ambiental da CR-6 e autor do projeto, cujo relatório final será apresentado como trabalho de conclusão do II Ciclo de Formação em Gestão para Resultados do ICMBio. "O planejamento estratégico ajuda a priorizar as ações e otimizar os recursos que são aplicados e a produção de resultados. A ideia é que, em meio ao universo de atribuições que o Instituto tem, o planejamento nos ajude a dar mais direção e foco ao nosso trabalho, garantindo maior retorno em termos de resultados obtidos por esforço investido", acrescenta.

A oficina desta semana, voltada para a definição da missão, da visão de futuro e dos valores da CR-6, reuniu toda a equipe de analistas ambientais desta CR, que interagiram em discussões e atividades com base nos conceitos teóricos expostos. Para Arlindo, as oficinas são importantes porque "é fundamental que o processo seja construído de forma coletiva e que estejam envolvidas na construção dos resultados do planejamento as pessoas que posteriormente irão trabalhar em sua execução".

Outras duas oficinas estão previstas até o final de dezembro e poderão contar com a colaboração de analistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) e da Reserva Biológica Guaribas, que também são alunos do Ciclo de Formação em Gestão para Resultados e em ambas ocasiões deverão atuar como facilitadores.

A coordenadora da CR-6, Carla Marcon, reconhece a importância da iniciativa. "Eu entendo que esta fase de planejamento para a CR-6 é crucial para o alcance de resultados, permitindo-nos conhecer para onde estamos indo e qual o caminho a ser seguido", avalia.

O relatório final do projeto será desenvolvido entre janeiro e fevereiro de 2014 e deverá ser apresentado no V Módulo do Ciclo de Formação em questão.

Coordenação Regional 6

A CR-6 coordena 34 unidades de conservação (UC) federais distribuídas por oito estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



06/11/2013 19:07


Artigos Relacionados


Incra realiza oficina de planejamento estratégico para reforma agrária

ICMBio promove oficina internacional sobre tubarões

Inmetro promove discussão sobre planejamento estratégico

Portaria institui Planejamento Estratégico no MTE

Novo ILB conclui planejamento estratégico

Fiocruz sedia encontro de planejamento estratégico