Ícone da luta pelos Direitos Humanos no Brasil, Helena Greco morre em Minas Gerais



Morreu nesta quinta-feira (28), em Belo Horizonte (MG), Helena Greco, um dos ícones da luta pelos Direitos Humanos no País. Helena foi a primeira mulher vereadora da capital mineira, eleita em 1982, e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores. Ela morreu em casa, aos 95 anos.

Natural de Abaeté e formada em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Helena se destacou na luta pelos Direitos Humanos especialmente no período da ditadura militar. Em 1977, foi uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia (MG) e, no ano seguinte, foi responsável pela criação do Comitê Brasileiro de Anistia (MG).

Helena Greco foi agraciada com vários prêmios e distinções, entre os quais Prêmio Chico Mendes de Resistência (1995), Prêmio Cidadania Mundial (1999) e Prêmio “Che” Guevara (2002). Além disso, também foi designada para receber o Prêmio Estadual de Direitos Humanos em 1998.

A Secretaria de Direitos Humanos divulgou nota lamentando a perda da brasileira e reafirmando a importância de sua luta para o restabelecimento da democracia em nosso País.


Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



29/07/2011 15:14


Artigos Relacionados


Comenda Dom Hélder Câmara destacará luta pelos direitos humanos

ODACIR DESTACA PAPEL DE AUSTREGÉSILO NA LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS

Senado entrega comenda a personalidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos

Paim exalta luta pelos direitos humanos e contra discriminação racial

Senadores destacam luta de Dom Hélder Câmara pelos direitos humanos e contra a ditadura

Paim elogia luta de Mello Mourão pelos direitos humanos e contra a discriminação