Ideli anuncia edição de MP pelo governo para ajudar estados atingidos pelas chuvas



Em pronunciamento nesta segunda-feira (7), a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse que o Executivo deverá editar nos próximos dias uma medida provisória com o objetivo de socorrer as vitimas das enchentes provocadas pelas chuvas, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Ideli disse que Santa Catarina deverá receber ainda recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia no valor de aproximadamente R$ 15 milhões. O dinheiro, segundo ela, será utilizado na compra de equipamento meteorológico para aprimorar a previsão local do tempo, já que algumas regiões do estado não possuem cobertura completa de radar.

Mudanças climáticas

A líder do governo no Congresso disse ainda que espera ver aprovada nesta semana, pela Câmara, as mudanças introduzidas pelo Senado na Política Nacional de Mudanças Climáticas, para que a proposta possa ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o encerramento da 15ª Conferência das Partes ( COP 15 ) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que teve início nesta data e prossegue até o dia 18, na Dinamarca.

A senadora disse que gostaria de ir a Copenhague participar da conferência, mas explicou que o "aquecimento político" do últimos dias vem exigindo a sua permanência em Brasília para a coordenação de matérias que ainda precisam ser votadas neste ano pelo Congresso, a exemplo do Orçamento de 2010 e de quase 60 créditos extraordinários que se encontram na pauta de votações.

Bolívia

Em seu discurso, Ideli Salvatti também saudou o povo boliviano pela reeleição, no último domingo, do presidente Evo Morales, que já contaria mais de 60% dos votos do eleitorado, segundo pesquisas de boca de urna citadas pela senadora.

Ideli disse que Evo Morales termina o seu primeiro mandato com a imagem de "companheiro dos pobres" queteve a capacidade de manejar a economia do país e assumir políticas "muito semelhantes" às adotadas pelo Brasil, visando o crescimento econômico, a diminuição da pobreza e a redução da desigualdade social, entre elas uma espécie de bolsa-escola que já atinge quase 2 milhões de crianças.



07/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SP reforça recursos para ajudar municípios atingidos pelas chuvas

Espírito Santo receberá R$ 20 milhões para ajudar municípios atingidos pelas chuvas

Marco Maciel pede que governo federal ajude estados nordestinos atingidos pelas chuvas

Sarney pede voto de solidariedade para estados atingidos pelas chuvas

Estados atingidos pelas chuvas recebem medicamentos

Benedito de Lira pede aprovação de MP que destina recursos aos estados atingidos pelas chuvas