Ideli garante que Brasil está preparado para enfrentar surto de gripe
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) registrou em Plenário, nesta terça-feira (28), uma série de medidas tomadas pelo governo federal visando combater um possível surto de gripe suína - como vem sendo chamada a onda de influenza que já atinge sete países. No Brasil, 20 pessoas são monitoradas com suspeitas de terem contraído a doença.
Entre as providências tomadas pelo governo ela citou a constituição de gabinete de acompanhamento diário da doença, formado por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;a colocação em alerta de todas secretárias de saúde do país para detectar e monitorar casos suspeitos; e a disponibilização de mais de 9 milhões de doses do antiviral Tamiflu, com efeito comprovado contra a gripe suína.
Ideli enfatizou a necessidade de se tranquilizar a população, sem deixar que se alastre o pânico. Ela reafirmou que o governo já tomou as medidas necessárias, está monitorando a situação e preparado para enfrentá-la.
A senadora criticou o uso da expressão "gripe suína", utilizada pela imprensa para denominar a atual virose no México e nos Estados Unidos, pelos efeitos prejudiciais que pode ter para as exportações catarinenses de carne de porco.
- Não se contrai esta doença pelo consumo da carne suína. Por isso me recuso a chamar esta doença de gripe suína. Pode ser gripe americana, mexicana, mas suína não é - disse a senadora.
Em aparte, Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Ideli. Suplicy registrou ainda a visita ao Plenário da senadora colombiana Piedad Córdoba.
28/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli diz que estado de Santa Catarina está mais bem preparado para enfrentar catástrofes
Brasil está preparado para enfrentar crise econômica
Brasil está preparado para enfrentar período pós-crise, diz Mantega
BRASIL ESTÁ MAIS PREPARADO PARA ENFRENTAR CRISE DO PETRÓLEO
Brasil está mais preparado para enfrentar a crise, dizem especialistas
Wilson Santiago diz que o Brasil está preparado para enfrentar crise de petróleo