Ideli pede a Sarney convocação do Congresso para apreciar vetos de FHC ao Plano de Educação



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) pediu ao presidente do Senado, José Sarney, que convoque uma sessão do Congresso Nacional para apreciar nove vetos que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez ao Plano Nacional de Educação, em 1999. Para ela, as partes vetadas aumentariam as verbas destinadas à área educacional.

Entre os vetos está um artigo que determina ao governo subir em cinco anos, de 4,6% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB), as verbas dirigidas à educação. Outro obriga o governo a oferecer crédito educativo a pelo menos 30% dos alunos pobres que cursam faculdades pagas. Também foi vetado por Fernando Henrique uma parte do Plano que amplia em 40% o número das vagas das universidades federais.

- Há um movimento nacional em favor da educação, neste momento todo ele voltado para que o Congresso derrube os vetos presidenciais - informou.

Ideli destacou o lançamento pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do programa Brasil Alfabetizado, que pretende ensinar a ler e a escrever 16 milhões de brasileiros analfabetos. No país, informou, existem 30 milhões de pessoas que não freqüentaram escolas e o programa quer também reduzir este número.

- Meu estado, Santa Catarina, quer ser o primeiro a erradicar totalmente o analfabetismo e está negociando as verbas do novo programa. O estado do Acre é o primeiro a receber o dinheiro - disse.

O programa envolve os governos federal e dos estados, prefeituras, organizações não-governamentais e empresas privadas. Serão gastos R$ 90 por aluno adulto, que terá duas horas de aula por dia e, ao final de 200 horas, deverá estar em condições de ler e escrever.



12/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli pede mais tempo para negociar votação de vetos no Congresso

CONGRESSO SE REÚNE PARA APRECIAR VETOS PRESIDENCIAIS

Congresso reúne-se na quinta-feira para apreciar vetos

Flexa Ribeiro cobra sessão do Congresso para apreciar vetos presidenciais

Flexa Ribeiro cobra sessão do Congresso para apreciar vetos presidenciais

Congresso deve apreciar vetos presidenciais