Ideli Salvatti comemora destaque obtido pela Petrobras como terceira maior empresa das Américas
Em pronunciamento nesta terça-feira (20), a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) saudou a diretoria da Petrobras pelo fato de a empresa ocupar atualmente o posto de terceira maior empresa das Américas e a sexta maior do mundo em capital, conforme notícias publicadas pela imprensa.
A senadora criticou as privatizações de empresas estatais, ocorridas em governos passados, e disse que o governo Luís Inácio Lula da Silva tem deixado claro que o papel do Estado é o de "orientar, fomentar o desenvolvimento, utilizar os instrumentos, seja de governo ou de empresas, para que o país se desenvolva".
- Isso muito nos orgulha. A Petrobras está com descobertas fantásticas e nos coloca a perspectiva de ingressarmos no seleto grupo de países que exportam petróleo. Isso vai modificar esse país da noite para o dia, não tenho dúvida - afirmou.
Ideli disse que, ao longo dos próximos quatro anos, a Petrobras vai investir US$ 50 bilhões na aquisição de equipamentos e instrumentos de serviços. A empresa também vai encomendar 146 navios, que irão se juntar aos 26 atuais petroleiros em operação.
- Isso vai gerar 75 mil novos empregos na indústria naval que, no auge, chegou a 40 mil pessoas. Só com as encomendas da Petrobras, será o dobro. Só em sondas para poder fazer a prospecção de extração de gás e petróleo na camada pré-sal, a Petrobras vai comprar vinte bilhões de reais de produtos brasileiros, feitos aqui, com mão-de-obra brasileira - disse.
Energia
Em seu discurso, Ideli também comemorou o resultado do leilão para a geração de energia da hidroelétrica de Jirau, realizado na segunda-feira (19). A usina será construída no Rio Madeira, em Rondônia. Segundo ela, o deságio de 21% ocorrido no leilão vai beneficiar o consumidor com a redução futura do valor da conta de luz.
Em aparte, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) manifestou apoio ao pronunciamento de Ideli.
20/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Petrobras é terceira maior empresa de energia do mundo, segundo a PFC Energy
Revista norte-americana classifica Petrobras como a 34ª maior empresa do mundo
Ideli Salvatti: Jefferson Péres primava pela ética e pela justiça
Ideli Salvatti comemora pavimentação de trecho da BR-282
César Borges classifica de "exorbitante" lucro obtido pela Petrobras em 2006
Ideli Salvatti quer Mercosul como prioridade no Senado