Idosos com problemas no joelho trocam cirurgia por exercícios



Segundo pesquisa do Iamspe, 40% desistiram da cirurgia após rotina de atividade física

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) realizou pesquisa que aponta que 40% dos pacientes com quadro clínico favorável à colocação de próteses no joelho desistiram do procedimento após a realização de atividades físicas.

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Samir Salim Daher, a prática de atividade física regular está sempre "acompanhada de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo."

O levantamento foi feito com 50 pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) que apresentavam artrose e foram selecionados pela idade avançada, já que nesses casos, na maioria das vezes, é mais grave.

Os participantes tiveram exercícios prescritos de acordo com a condição de cada um deles, mas sempre enfatizado em resistência e alongamento durante seis meses.

Após o período, todos os pacientes foram reavaliados e 40% desistiram da cirurgia, alegando condições ideais para voltar à rotina. Os outros 60% relataram diminuição de dor e continuam com os exercícios.

Do Portal do Governo do Estado

 



01/29/2014


Artigos Relacionados


Into realiza mutirão de cirurgia de joelho em Manaus

Prática de exercícios físicos por idosos reduz ida ao médico

Idosos ganham Praça de Exercícios e Sala de Leitura

TIÃO VIANA: BRASIL ESTÁ DESPREPARADO PARA ENFRENTAR PROBLEMAS DOS IDOSOS

Mutirão de cirurgias no joelho beneficiam 143 pacientes

HC realiza transplante pioneiro de cartilagem de joelho