ILB lança guia que orienta o voto consciente nas eleições municipais



O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) lança nesta quinta-feira (24), às 11h, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Guia do Eleitor Cidadão - Eleições 2008. O livro pretende esclarecer o eleitor, especialmente do interior do país, a respeito das regras e da importância das eleições municipais marcadas para outubro deste ano.

Em pouco mais de 50 páginas, com ilustrações, textos simples e linguagem clara, o guia define o papel dos prefeitos e vereadores, além da responsabilidade de cada um na administração e na aplicação dos recursos do município. O Guia do Eleitor Cidadão explica, ainda, como funcionam as coligações, convenções e filiações. Esclarece o tema da fidelidade partidária e indica o que é permitido e o que é proibido na propaganda eleitoral.

O livro aborda três etapas do processo eleitoral: antes, durante e depois das eleições. Orienta o leitor para o exercício do voto consciente nas eleições municipais deste ano, traz dicas para a escolha de bons candidatos e aponta os cuidados que o eleitor deve ter para não se deixar enganar por falsas promessas. Além disso, o material criado pelo ILB lembra que a participação do cidadão no processo político deve continuar mesmo após as eleições, na cobrança das promessas de campanha e na fiscalização do trabalho dos eleitos.

O produto é resultado de três meses de trabalho dos técnicos e servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Senado. Foram várias reuniões entre as equipes do ILB e do TSE para a definição do formato, do conteúdo, do tipo de linguagem e da programação visual do guia.



23/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner ressalta importância do voto consciente nas eleições municipais

Dirigentes maçons cobram voto consciente nas eleições

Marco Maciel defende voto consciente nas eleições de 2006

Senado lança nesta quinta campanha pelo voto consciente

AGU lança cartilha de condutas vedadas a agentes federais durante eleições municipais

Procon-SP orienta educadores públicos sobre consumo consciente