Impacto da redução da tarifa de energia sobre indústria terá debate
Os impactos das reduções de tarifas de energia elétrica sobre o setor produtivo, em especial a indústria, serão debatidos em audiência pública pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) e aprovado pela comissão nesta terça-feira (22).
- Havia uma expectativa de redução mais efetiva nas tarifas, que são uma grande desvantagem para a competitividade do país. O Brasil tem um dos mais elevados custos de energia do mundo, que é duas vezes o preço médio praticado no mercado internacional, (situado) em torno de 40, 50 dólares o megawatt - comentou Monteiro.
Este debate deve incluir propostas de políticas públicas que viabilizem a oferta de gás natural a preços mais competitivos. Entre os convidados estão Jorge Gerdau, presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade; Paulo Pedrosa, presidente-executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace); e Márcio Zimmermann, secretário- executivo do Ministério de Minas e Energia.
Refis da crise
A CAE também aprovou requerimento do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) solicitando esclarecimentos sobre recentes operações de parcelamento de dívidas federais do setor produtivo, denominadas "Refis da crise, das multinacionais e dos bancos".
De acordo com Aloysio Nunes, reportagens sobre o assunto trouxeram declarações de dirigentes da Receita Federal do Brasil acusando estas operações de serem ineficazes e motivadas por razões políticas.
Foram convidados a prestar esclarecimentos sobre o assunto Carlos Alberto Freitas Barreto, secretário da Receita Federal do Brasil; Caio Marcos Cândido, ex-subsecretário de Fiscalização da Receita Federal do Brasil; e Pedro Delarue, presidente do Sindifisco Nacional.
Em meio à aprovação desses requerimentos, o presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), comentou a realização das duas próximas audiências públicas. A primeira, sobre aviação civil brasileira, será realizada no dia 5 de novembro. A segunda, focada em projeto de lei do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) sobre a autonomia do Banco Central, está programada para o dia 12 de novembro.
22/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adiada decisão sobre redução de tarifa de energia para aquicultura e irrigação
Votação de relatório à MP sobre redução da tarifa de energia é transferida para a tarde
Indústria terá redução de taxas sobre salário
Debate sobre impacto da mineração terá exibição de documentário
Comissão aprova relatório da MP da redução da tarifa de energia
Romero Jucá anuncia redução de 3% na tarifa de energia elétrica