Impactos da mineração no Maranhão e Pará serão discutidos na CDH



O tema da mineração e seus impactos volta a ser discutido na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (21). Durante a audiência pública, será apresentado o relatório realizado pela organização Plataforma Dhesca, que enviou representantes em missão de vistoria e investigação aos estados do Maranhão e Pará para produzir documento sobre violações de direitos humanos sobre o Corredor de Carajás, complexo de extração e siderurgia da empresa Vale S.A.

Na audiência “Violações de Direitos decorrentes do processo de extração, beneficiamento e escoamento de minério de ferro no Pará e Maranhão”, além de Cristiane Faustino, integrante da Plataforma Dhesca, haverá a participação de representantes da Procuradoria da República, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da sociedade civil do Maranhão.

No relatório produzido pela Plataforma Dhesca são apontadas várias violações aos direitos humanos das populações locais sobre o empreendimento do projeto Ferro Carajás. O documento enumera problemas de saúde naquela população, causados pela mineradora, violência contra comunidades resistentes à implantação dos empreendimentos, espionagem e racismo são apenas algumas das consequências das ações da empresa.

Com informações da Assessoria da CDH



20/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Impactos da política de redução de impostos são discutidos na CAE

Comissão debate impactos da reforma da lei que regula setor de mineração

Atingidos por mineração são contra proposta de novo código e denunciam impactos

Empréstimo para Eletrobrás e gratuidade de transporte para idoso serão discutidos na CAE

Biocombustíveis e seus desdobramentos serão discutidos em Conferência

Desenvolvimento e combate ao crime organizado na fronteira serão discutidos no Sul