Inácio Arruda celebra centenário de Juazeiro do Norte
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) saudou em Plenário nesta quarta-feira (13) o centenário da cidade de Juazeiro do Norte em seu estado, o Ceará, a ser comemorado no próximo dia 22 de julho. O senador sublinhou a importância da cidade, terceira maior do estado, criada por obra de Cícero Romão Batista, o Padre Cícero.
Depois de ser ordenado em Fortaleza, o religioso retornou a sua cidade natal, Crato. Mas, em retaliação a insubordinações para com a Igreja Católica, foi designado para cuidar de uma capelinha esquecida, numa pequena vila, afastada do centro cultural e espiritual de Crato. O padre reformou a capela, trabalhou na região e transformou a vila na atual cidade de Juazeiro do Norte. Incentivados pelo religioso, os moradores da região chegaram a declarar a independência da cidade, àquela altura autossuficiente economicamente.
- Padre Cícero promoveu um perdão coletivo. Contra Roma, perdoou a todos. Quem pecou, quem roubou, quem traiu, quem matou, quem cometeu algum crime? Está perdoado. Desde que viva em paz em Juazeiro do Norte. Desde que coloque uma pequena unidade de produção no fundo do quintal de sua casa. Uma pequena fábrica de alpercata. Uma pequena fábrica de confecção, de folhear a ouro peças criadas na região. E assim é que nasce Juazeiro do Norte - contou o senador.
Inácio Arruda avisou ainda que o centenário da cidade cearense será comemorado no Senado em uma sessão especial marcada para o próximo 16 de agosto.
Mercosul
O senador do Ceará também registrou a alegria por integrar, mais uma vez, a representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Inácio Arruda elogiou a participação de estados do Norte e do Nordeste na bancada, ressaltando a importância que a integração dos países da América do Sul tem no fortalecimento de cada uma dessas nações.
- Todas as regiões do Brasil agora estão representadas no Mercosul. E há uma integração muito mais fascinante, porque você vai, de fato, do Caribe até a Patagônia, e isso vai nos testando, testando o Brasil, sobre de que forma que queremos uma integração que permita um crescimento permanente da nossa região - afirmou o senador.
Em apartes, a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) concordaram com a importância do trabalho a ser realizado pelos parlamentares no Parlasul.
13/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores comemoram centenário de emancipação de Juazeiro do Norte
Inácio Arruda lembra centenário do escritor Rui Facó
Inácio Arruda comemora centenário de nascimento de Patativa do Assaré
Inácio Arruda destaca centenário de Nelson Werneck Sodré
Inácio Arruda lembra centenário do dirigente comunista João Amazonas
Inácio Arruda registra centenário de Guimarães Rosa e homenagem a Eduardo Galeano