Inácio Arruda comunica presença de João Cândido Portinari em Plenário
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comunicou ao Plenário a presença de João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e sua esposa Maria. Segundo o parlamentar, o casal vem de Nova York onde participou, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), de homenagem ao cinqüentenário do painel Guerra e Paz, que ilustra aquela organização.
Inácio Arruda lembrou que o pintor não pôde participar da inauguração de sua obra na sede da ONU, pois tinha sido eleito senador, em primeira apuração, mas depois "foi furtado", em contagem que reverteu sua eleição.
- Portinari não conseguiu chegar ao Senado, mas seu filho conseguiu - afirmou o representante cearense, acrescentando que João Cândido mantém viva a memória do pai, "uma bandeira da causa da arte, da cultura e da luta do povo brasileiro.
Inácio Arruda ainda informou que o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), ganhou um livro com ilustrações da obra completa de Cândido Portinari. Da presidência da sessão, Garibaldi afirmou que fazia dele as palavras pronunciadas pelo senador pelo Ceará.
14/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda lembra centenário do dirigente comunista João Amazonas
Inácio Arruda diz que não generalizou em declaração feita no Plenário
Cândido Portinari na rota do Roda SP
Obras de Cândido Portinari serão expostas em Belém
Transportes: Rodovia Cândido Portinari tem desvio em Restinga
Transportes: Rodovia Cândido Portinari tem desvio em Restinga