Inácio Arruda defende entrada da Venezuela no Mercosul
Ao discursar nesta quarta-feira (19), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) voltou a defender a entrada da Venezuela no Mercosul. Ele pediu que os senadores tratem o assunto com atenção pois, em breve, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai apreciar o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre a adesão daquele país ao Mercado Comum do Sul.
O senador ressaltou a importância econômica da Venezuela para o Brasil e para a América do Sul. Ele informou que as exportações do Ceará para a Venezuela, por exemplo, totalizaram cerca de US$ 37 milhões em 2008, crescimento de mais de 600% em relação ao ano 2000.
O estado do Ceará também tem significativos índices de importação de produtos venezuelanos, acrescentou. Ele informou que a Venezuela foi o 22º país de onde o Ceará mais importou no primeiro semestre de 2009. As exportações daquele país para esse estado brasileiro totalizaram US$ 5,8 milhões, declarou o senador.
- Eu acho que esses dados são significativos para nós reforçarmos a nossa posição em defesa da integração - afirmou.
Conferência Nacional de Comunicação
Inácio Arruda anunciou que enviará à Mesa do Senado requerimento pedindo a criação de uma comissão especial de senadores para acompanhamento dos preparativos para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que acontecerá de 1º a 3 de dezembro deste ano.
- Uma das mais importantes conferências que se realizará no Brasil, que será histórica. Pela primeira vez, vão se sentar à mesa o conjunto dos movimentos sociais, o governo, o setor privado e o setor estatal na área de comunicação - disse.
Na avaliação do senador, atualmente existem no Brasil "verdadeiros monopólios de opinião e de formação da opinião do povo no Brasil" devido à concentração do poder midiático.
Ele também apontou a existência de "brechas quando se fala em nepotismo no Brasil", afirmando que há nepotismo nas concessionárias do Poder Público brasileiro.
- Uma concessionária de energia, uma concessionária de telecomunicações, uma concessionária de rádio, de televisão, de água, ou seja, as empresas concessionárias de serviço público podem, no seu guarda-chuva empresarial, acolher toda sorte de afilhados - afirmou o senador ao informar que vai propor projeto de lei estendendo a proibição da prática de nepotismo a todas essas concessionárias.
19/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda defende entrada da Venezuela no Mercosul
Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul
Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul
MARLUCE DEFENDE ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL
José Nery defende entrada da Venezuela no Mercosul
João Pedro defende entrada da Venezuela no Mercosul