Inácio Arruda defende maior investimento na educação pública



Em discurso nesta quarta-feira (23), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) reafirmou a necessidade de se investir na educação pública, que classificou como tema central e estratégico no projeto de desenvolvimento de um país. O assunto havia sido debatido em audiência pública pela manhã na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O senador defendeu a aprovação da proposta que destina à educação 50% dos royalties do petróleo que vier a ser extraído das camadas de pré-sal. Segundo ele, o Senado precisa “teimar nessa questão”, sem deixar o tema ser protelado.

– Nenhuma nação do mundo, nem China, nem Índia, nem Japão, avançou sem investimento maciço em educação e sem criar imposto novo – disse.

Inácio Arruda citou como bom exemplo de investimento em educação o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), do governo do Ceará. Trata-se de um programa de cooperação entre o estado e os municípios visando à alfabetização dos alunos da rede pública até o fim do segundo ano do ensino fundamental.

De acordo com o parlamentar, o governo do Ceará passou a repassar uma parcela do Fundo de Combate à Pobreza às escolas que garantem a alfabetização das crianças, num verdadeiro “bônus para o saber formar”.



23/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda comemora vitórias do PCdoB e pede mais investimento em educação

Inácio Arruda defende destinação de 10% do PIB para a educação

Inácio Arruda defende mais recursos para a educação

Inácio Arruda defende recursos do petróleo para a educação e comemora 58 anos da Petrobras

Inácio Arruda comemora investimento na linha leste do metrô de Fortaleza

Cultura popular é o maior tesouro do Cariri, diz Inácio Arruda