Inácio Arruda relata visita à obra de transposição do Rio São Francisco



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (12), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou a retomada das obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco.

O senador é membro da comissão temporária criada para acompanhar os programas de transposição do rio, conhecido como Velho Chico. O senador informou que, nos últimos dia 7 e 8 de março, a comissão realizou uma visita ao eixo norte da obra, na companhia do ministro da Integração, Fernando Bezerra, e de representantes de órgãos de controle. Os senadores Humberto Costa (PT-PE), Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Cícero Lucena (PSDB-PB), integrantes da comissão, também participaram da visita.

- As obras foram retomadas e isso é muito importante. São milhares de pessoas trabalhando, até em regime integral em alguns trechos – informou.

Inácio Arruda ressaltou a complexidade da engenharia do projeto e elogiou o trabalho de técnicos ambientais, que estão trabalhando no registro da fauna e da flora da região atingida pela obra. O senador disse que a obra é importante para amenizar os efeitos da seca na região. Ele ressaltou que o período de estiagem vai continuar existindo, porque faz parte da natureza, mas as condições de convivência serão melhoradas.

De acordo com Inácio Arruda, a transposição pode beneficiar mais de 12 milhões de pessoas. Ele acrescentou que o projeto tem um impacto muito positivo, mas lamentou que a obra ainda não tenha sido entregue.

- Agora parece que estamos numa marcha mais adequada, precisa de um pouco mais de velocidade. Então, nós pedimos pressa. A pressa aqui não é favor, é uma obrigação com a nossa região – cobrou o senador.

ICMS

Inácio Arruda disse, ainda, que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um dos principais impostos do país e uma ferramenta para que os estados realizem uma política fiscal mais efetiva.

- É com esse tributo que o Ceará, por exemplo, tem conseguido atrair algumas centenas de empresas nas duas últimas décadas e criar milhares de empregos – afirmou.

O senador disse que os debates na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre o assunto são positivos, mas admitiu que ainda não há consenso entre os parlamentares. Ele acrescentou que a atuação do governo em relação ao tema tem de ser para ajudar quem é mais fraco, pois quem é forte não precisa de ajuda.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa relata visita às obras de transposição do rio São Francisco

Humberto Costa relata visita a obras e exalta transposição do rio São Francisco

Inácio Arruda relata visita a obras da Ferrovia Transnordestina

Vanessa Grazziotin registra pesar pelo falecimento de Francisco Lopes de Arruda, pai do senador Inácio Arruda

Obra de transposição do Rio São Francisco deve ser concluída em 2015

Vital do Rêgo cobra conclusão da obra de transposição do São Francisco