Inaugurada mais uma edição da mostra 'Artistas Brasileiros'
O Senado inaugurou nesta quarta-feira (17) a mostra Artistas Brasileiros, composta de obras de artistas plásticos indicados pelos senadores para representar o movimento artístico de seus estados. Em sua sexta edição, o evento foi aberto pelo 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI). Como assinalou Heráclito, a exposição destaca a diversidade cultural do país, reunindo artistas que só dependem de oportunidades como a que vem sendo patrocinada pela Casa para que possam afirmar seu potencial criativo e ganhar projeção.
- Esperamos que o Senado, caixa de ressonância da vida política e garantia da democracia no país, seja também responsável pela abertura de uma estrada de sucesso para os talentos que hoje estão aqui - afirmou.
O próprio Heráclito escolheu para trazer a Brasília Moisés dos Martírios Rios, presente com a obra Cotidiano Rural, uma peça em óleo sobre tela que retrata cena bucólica da paisagem regional de seu estado. Muito conhecido no Piauí como chargista, atividade que exerce no jornal Meio Norte, Moisés está abrindo com a pintura nova vertente de trabalho. O convite para participar da mostra é descrito por ele como uma conquista de grande significado.
- Acima de tudo, é uma oportunidade de sair das fronteiras do Piauí, para ser visto num local de maior reconhecimento e que pode render novos contatos e experiências - comentou.
Quem abriu o caminho da artista Mariana Rabay até Brasília foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Desde o início, ele disse ter assumido que escolher um nome para o evento teria de ser mais do que um gesto pessoal. Por isso, depois de trocar idéias com a reconhecida artista plástica Maria Bonami, ele solicitou ao Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo que fizesse a indicação. Mariana, a escolhida, está participando com a obra Fronteiras, óleo sobre tela com muitas cores e formas abstratas.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) escolheu o artista Raimundo Cavalcanti, originário de antigo bairro operário de Fortaleza, chamado Pirambu. Segundo o senador, esse bairro já foi a maior favela do país e sempre se destacou como um "celeiro de grandes artistas". O indicado assina a tela Preparando Peixe, outra obra em óleo sobre tela.
Outro artista presente é o baiano Leonel Mattos, trazido pelo senador João Durval (PDT-BA). Conhecido em Salvador pelo circuito das galerias e por painéis e outros gêneros de interferência no espaço urbano, ele participa da mostra com uma obra em acrílico com repetidas figuras que lembram pássaros. Ele se disse honrado com o convite que lhe garantiu espaço entre os três artistas escolhidos para representar seu estado.
Indicada pelo senador Jaime Campos (DEM-MT), a artista Lara Matana é a autora de painel que intitulou de Paredes III, no qual aproveitou resíduos de madeira recolhida de laminadoras instalada ao redor de Cuiabá. A idéia foi destacar a natureza e conceitos de sustentabilidade. Para seu patrono, um país continental como o Brasil necessita fomentar iniciativas de interação cultural como a mostra promovida pelo Senado, que fortalece os laços federativos e ainda permite revelar novos talentos.
A mostra Artistas Brasileiros pode ser visitada até 6 dezembro, na Chapelaria do Senado.17/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado promove mais uma edição da mostra 'Artistas Brasileiros'
Aberta no Senado a edição 2006 da mostra "Artistas Brasileiros"
Senado inaugura quarta edição da exposição Artistas Brasileiros
Senado inaugura terceira edição da exposição "Artistas Brasileiros"
Campinas: Mostra reúne artistas nipo-brasileiros
Exposição Artistas Brasileiros mostra obras de 62 pintores