Inaugurado Centro das Artes de Santa Bárbara d'Oeste (SP)



Foi inaugurado, nessa quinta-feira (13), o sexto Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU) do estado de São Paulo, em Santa Bárbara d'Oeste. Participaram da inauguração, além da ministra da Cultura (MinC), Marta Suplicy, o maestro Carlos Lima e o produtor cultural Lenir Boldrin, que fizeram parte de  uma missão técnica de visita à Venezuela para pesquisar a metodologia de ensino do EL Sistema, programa de projeção internacional,  implantado pelo maestro José Abreu há quase 40 anos e que atende comunidades carentes do País. O Ministério da Cultura (MinC) planeja implantar nos CEUs um projeto de inclusão social pela música.

Homenagem

O CEU recebeu o nome de Ariovaldo Inácio - Vardão, homenagem em vida ao ciclista. Nascido em Santa Bárbara d'Oeste, em 1948, Ariovaldo Inácio trabalhou como mecânico de manutenção nas Indústrias Romi e na Goodyear, ao mesmo tempo em que se dedicava ao ciclismo, prática esportiva que iniciou em 1964.

Em quase 40 anos dedicados a essa atividade, acumulou dezenas de troféus e medalhas, tanto em disputas por equipe quanto individuais, algumas delas internacionais. Em 2010, já com mais de 60 anos, foi vencedor do Tour Brasil, realizado em São Carlos.

O CEU

O sexto CEU entregue no estado de São Paulo, CEU Ariovaldo Inácio - Vardão, de Santa Bárbara d'Oeste, tem três mil metros quadrados, dispõe de cineteatro com 60 lugares, biblioteca, telecentro, salas multiuso, pista de skate, kit de equipamentos esportivos, quadra coberta, playground, pista de caminhada e unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O governo federal investiu cerca de R$ 2 milhões em sua construção, num convênio com a prefeitura.

O objetivo do CEU é integrar programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Para o País, estão planejados 360 CEUs.

Fonte:
Ministério da Cultura



14/02/2014 17:45


Artigos Relacionados


Detran.SP de Santa Bárbara d’Oeste muda de endereço

Estado recupera rodovias em Santa Bárbara d’Oeste

Time do Emprego abre inscrições em Santa Bárbara d’Oeste

Governador inaugura Ponte do Funil em Santa Bárbara D’Oeste

Governador inaugura Ponte do Funil em Santa Bárbara D’Oeste

DER interdita SP-135 em Santa Bárbara D'Oeste para construção de viaduto