Inaugurado prédio da Pós-graduação do Instituto de Zootecnia



Curso de mestrado terá as inscrições abertas para seleção a partir de 3 de novembro

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento inaugura, na quinta-feira, 23, às 14 horas, a Ala de Treinamento, onde haverá o curso de Pós-graduação do IZ. Com presença garantida na solenidade, o secretário da Agricultura, João Sampaio, anunciará o lançamento da Pós-graduação e também fará a nomeação do Auditório do IZ.

A Ala de Treinamento e a nomeação do Auditório homenagearão duas personalidades da pesquisa científica - doutor José Vicente Silveira Pedreira e doutor Laércio Melotti –, pesquisadores aposentados do Instituto.

O diretor geral do IZ, Paulo Bardauil Alcântara, fará uma apresentação das características diferenciais do Instituto. “Pensando num futuro promissor, o IZ tem estabelecido diversas diretrizes de trabalho para melhor atender à sociedade, dentre elas o Programa IZ em 20 anos; Hibridação de forrageiras; OGM´s (Organismos Geneticamente modificados); Pós-graduação nível Mestrado; Comitê de Ética em experimentação animal; Grupo de mudanças climáticas; e o Projeto de Olho no Campo”, explica Bardauil.

Também estará presente o coordenador da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), Orlando Melo de Castro, que assumiu recentemente a administração da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos agronegócios.

Mestrado - O curso de pós-graduação no IZ (PG/IZ), ao nível de mestrado - Stricto Sensu - em “Produção Animal Sustentável”, iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2009, com duração média de dois anos. O curso, coordenado pela pesquisadora do IZ, Dra. Keila Maria Roncato, obteve a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC),

O Mestrado em “Produção Animal Sustentável” envolverá três linhas de pesquisa “Seleção para Produção”; “Nutrição e Alimentação”; e “Bem-estar Animal e Segurança Alimentar”.

“O IZ pretende capacitar profissionais na área zootécnica, ao proporcionar conhecimentos com vistas à produtividade, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades”, relata a pesquisadora Maria José Valarini, Pro-reitora da PG IZ.

Ela ressalta ainda que o curso propiciará atuar na formação de recursos humanos especializados com a chancela da CAPES, um órgão de reconhecida competência nacional e internacional  em ensino superior.

“Embora de bases acadêmicas sólidas, a Pós-graduação terá um viés tecnológico, comprometido com o setor produtivo e o meio-ambiente”, afirma a Pró-reitora.

“Esta é mais uma conquista de nossa instituição através de pesquisadores comprometidos com o sucesso e valorização dos projetos de pesquisas desenvolvidos no IZ, que geram tecnologia agropecuária ao produtor rural, alcançando a satisfação do consumidor final – a população –”, destaca o diretor do IZ, Paulo Bardauil Alcântara.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento



10/21/2008


Artigos Relacionados


Agricultura lança Pós-graduação no Instituto de Zootecnia

Instituto de Zootecnia: Pesquisadora do instituto recebe prêmio de melhor tese em saúde

SP vai economizar R$ 500 mil por mês com prédio inaugurado

Instituto de Zootecnia venderá 268 bovinos

Instituto de Zootecnia intensifica pesquisas sobre ovinocultura

Agricultura: Instituto de Zootecnia tem destaque na imprensa em 2005