Incra recupera 73 reservatórios de água na BA
A superintendência regional do Incra na Bahia irá recuperar e limpar 73 aguadas - pequenos reservatórios a céu aberto usados para acumular água em período de chuvas - em 22 assentamentos, nos quais vivem 3.495 famílias. As obras de reparos e reativação das aguadas serão licitadas por meio de pregão eletrônico, que selecionará até 3 de dezembro deste ano os prestadores do serviço. O Incra na Bahia destinou aproximadamente R$ 2,8 milhões.
As propostas foram abertas dia 21 de novembro e as ações, divididas em quatro lotes. Os assentamentos beneficiados estão situados em 16 municípios baianos decretados em situação de emergência devido à estiagem, em 2012. O objetivo da ação é de que as aguadas possam acumular água no período das chuvas para o consumo das criações.
"Trata-se de assentamentos que sofreram bastante na estiagem do ano passado. Com as aguadas, queremos evitar que as famílias tenham prejuízos com suas criações por falta d'água", explica o superintendente regional do Incra/BA, Luiz Gugé Santos Fernandes. As aguadas são baixios aprofundados para acumular água da chuva.
Ainda segundo Gugé, as obras devem ficar prontas em seis meses, a partir da data de assinatura dos contratos e emissão da ordem de serviço. As áreas de reforma agrária beneficiadas estão nos territórios de identidade do Portão do Sertão, Sisal, Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Vale do Jiquiriça, Piemonte do Paraguaçu, Vitória da Conquista e Bacia do Jacuípe.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
26/11/2013 17:42
Artigos Relacionados
Grandes reservatórios são tema de debate na Subcomissão da Água
Reservatórios do Alto Tietê acumulam água para período de estiagem
Subcomissão realiza debate sobre grandes reservatórios brasileiros de água
Programa “Água Limpa” recupera rios do interior paulista
Incra amplia parceria para abastecimento de água no RS
Reservatórios serão construídos no Semiárido