Incra/SC ministra curso para aperfeiçoar atendimento aos proprietários rurais



Para oferecer serviços de excelência aos detentores e proprietários de imóveis rurais em seus municípios de origem, técnicos da superintendência do Incra em Santa Catarina estão ministrando curso de aperfeiçoamento a 36 responsáveis por Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs) de todas as regiões do estado. Iniciado na segunda-feira (17), a capacitação é oferecida no auditório da autarquia, em São José (SC), e tem uma carga horária de 40h.

A impossibilidade de estar presente em todos os municípios levou o Incra a firmar termos de cooperação técnica com as prefeituras para a descentralização dos serviços. "É uma prática de muitos anos, que vem se mostrando eficiente. Somente assim somos capazes de oferecer soluções aos problemas referentes à documentação das propriedades, nos próprios municípios", revelou o superintendente do Incra/SC, José dos Santos. Segundo ele, pelo termo assinado, cabe às prefeituras a oferta de toda a estrutura de escritório necessária ao atendimento da população, enquanto ao Incra cabe a atualização e treinamento dos responsáveis pelas UMCs.

Com o treinamento, os responsáveis pelas UMCs passam a estar aptos a lançar informações no sistema de cadastro e efetuar eventuais correções, fatores que permitem agilidade no atendimento e maior segurança nas informações. Outra importante função dos servidores municipais é auxiliar na emissão do Certificado de Cadastro Rural (CCIR) aos detentores de imóveis rurais que não possuem serviços de Internet, uma vez que este documento é emitido exclusivamente via web.

Marinho Luiz Tomasi, responsável pela UMC de Nova Trento (SC) há seis anos, reconhece a importância dos treinamentos oferecidos pelo Incra. Para ele, sem o curso seria impossível prestar serviços à comunidade, pois as dúvidas surgem todos os dias e não há outro profissional capaz de auxiliar os proprietários em relação às regularizações cadastrais. "Além do conhecimento adquirido, o treinamento amplia o relacionamento com os monitores e assim nos sentimos mais a vontade para sanar as dúvidas que eventualmente surjam", explica Tomasi.

Fonte:
Incra



18/03/2014 18:55


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