Índice de Clima Econômico fica estável no Brasil e melhora na América Latina



O Índice de Clima Econômico (ICE) brasileiro, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou estável, entre janeiro e abril deste ano, em 6,2 pontos. O indicador, divulgado nesta quarta-feira (16), serve para monitorar e antecipar tendências econômicas, com base em dados fornecidos trimestralmente por especialistas em economia.

Um dos componentes do ICE é o Índice da Situação Atual (ISA) que diminuiu de 6,3 para 5,6 pontos. Já o Índice de Expectativas, que traz a percepção para os próximos seis meses, aumentou de 6 para 6,7 pontos.

Como em ambos os índices o Brasil teve mais de 5 pontos, considera-se que o País está em fase de expansão econômica. As outras fases do ICE são recessão (quando ambos subíndices estão abaixo de 5) e recuperação (quando o IE é superior e o ISA inferior a 5).

Na avaliação dos especialistas, o principal problema apontado do Brasil é a falta de competitividade e de mão de obra qualificada.

Na média, o ICE da América Latina aumentou de 5 para 5,2 pontos. Entre os 11 países latino-americanos pesquisados, o Brasil ficou atrás do Peru (7,2), do Equador (6,7), da Colômbia (6,7) e do Uruguai (6,4) e empatou com o Chile, que também teve 6,2 pontos.

Na média mundial, o ICE passou de 4,6 para 5,3 pontos. A melhora foi puxada pelo IE, que aumentou de 4,6 para 5,8 pontos. Já o ISA, embora tenha registrado um pequeno aumento, continua na zona de avaliação desfavorável. Com esses resultados, o mundo saiu da fase de recessão e passou para a de recuperação.

O Índice de Clima Econômico é calculado, em parceria com o instituto alemão Ifo, com base em notas de 1 a 9 atribuídas por especialistas em economia de cada país.

 

Fonte:
Agência Brasil



16/05/2012 14:27


Artigos Relacionados


Índice de Clima Econômico da América Latina diminui entre julho e outubro

Índice de Clima Econômico melhora em janeiro e País retorna à fase de “expansão”

Expectativa de redução de crescimento afeta clima econômico na América Latina, segundo pesquisadora

Índice de Clima Econômico tem leve queda no Brasil em janeiro

Brasil registra menor Índice de Clima Econômico desde julho de 2009

Brasil diz no Fórum Econômico Mundial que América Latina é uma história de sucesso