Índice que reajusta aluguéis chega a 0,55% na primeira prévia de abril



A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) apresentou alta na primeira prévia de abril, com uma taxa de 0,55%, superior ao índice de 0,48% do primeiro levantamento de março. O IGP-M é usado como referência para reajuste em contratos de aluguel. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a alta foi puxada pelos subíndices de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e de Preços ao Consumidor (IPC).

O IPA teve inflação de 0,63% na primeira prévia de abril ante uma taxa de 0,56%. A alta foi puxada por produtos como alimentos processados (cuja taxa passou de 0,27% em março para 1,05% em abril) e materiais e componentes para a manufatura (de 0,67% para 1,03%).

O IPC passou de 0,35% em março para 0,46% em abril, alta influenciada principalmente por alimentos, que passaram de uma deflação (queda de preços) de 0,04% para um aumento de 0,28%.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) foi o único dos três subíndices que compõem o IGP-M que não teve alta, já que apresentou a mesma taxa entre a primeira prévia de março e a primeira prévia de abril (0,23%).

A primeira prévia de abril do IGP-M foi medida pela FGV entre os dias 21 e 31 de março deste ano.

 

Fonte:
Agência Brasil



11/04/2011 11:49


Artigos Relacionados


Índice que reajusta aluguéis diminui e fica em 0,55% na segunda prévia de abril

Índice que reajusta aluguéis triplica na primeira prévia do mês

Índice que reajusta aluguéis diminui para 0,37% na primeira prévia do mês

Índice que reajusta aluguéis quase dobra na primeira prévia do mês

Índice que reajusta aluguéis sobe na primeira prévia de agosto

Índice que reajusta aluguéis tem deflação de 0,09% na primeira prévia de junho