Índios Pataxó na Bahia vão formar associação para implementar plano de gestão territorial



Lideranças das terras indígenas Barra Velha e Águas Belas, no extremo sul da Bahia, vão se encontrar, no início de julho, para fechar o estatuto da associação territorial do povo Pataxó daquela região. O documento vai implementar o plano de gestão territorial das duas terras, com metas e ações para tratar de temas diversos, como território, meio ambiente, educação, saúde, habitação, cultura e atividades produtivas.

A associação foi proposta pelos líderes, durante a última reunião de elaboração do plano, em maio deste ano.

Para viabilizar a gestão dos territórios pelos Pataxó, a Fundação Nacional do Índio (Funai) promoveu uma oficina de Formação em Associações e Projetos Indígenas. “Estávamos trabalhando no plano e vimos necessidade de criar uma associação para administrar todo o território, e, na oficina, aprendemos muita coisa boa de que não tínhamos conhecimento: como formar associação, fazer uma prestação de contas, foi muito valoroso”, avaliou Alfredo Santana Ferreira, presidente do conselho de caciques da região do Monte Pascoal.

No encontro, caciques, professores, jovens e mulheres líderes receberam orientações de como montar uma associação e debateram os caminhos para implementar e administrar o plano. Após a oficina, dois comitês ficaram responsáveis pela articulação geral e mobilização de recursos, e pela elaboração do estatuto da entidade.

O plano de gestão territorial de Barra Velha e Águas Belas, batizado pelas comunidades como Plano Araguakisã, que significa “a conquista da terra”, vai orientar as comunidades indígenas na busca da sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, e fortalecer as ações de conquista dos direitos territoriais.

Fonte:
Funai



05/07/2011 13:27


Artigos Relacionados


Índios pataxó ganham posse permanente de território na Bahia

Países iberoamericanos apresentam plano de gestão territorial de 2012-2014

Ibama instala brigada indígena em Reserva Pataxó na Bahia

Municípios têm incentivo para implementar Plano Municipal de Acessibilidade

Países iberoamericanos discutem gestão territorial

Funai participa de oficina sobre Gestão Territorial