Inep anuncia para novembro avaliação da Educação Básica e Prova Brasil



Entre os dias 7 e 18 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Uma portaria publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da União define a forma de aplicação dessas provas.

Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede pública, localizadas nas zonas urbana e rural. As escolas com esse perfil serão identificadas na base de dados do censo escolar, que considerará as informações prestadas até o dia 14 de agosto de 2011.

Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular público, e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede privada. 

As escolas com dez ou mais estudantes na terceira série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

Os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da federação e País.


Fonte:
Ministério da Educação



17/06/2011 19:35


Artigos Relacionados


Inep confirma participação de escolas sorteadas para prova de avaliação do ensino básico

Prova Brasil será em novembro para 6 milhões

Inep divulga resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2009

Inep inicia coleta de dados da educação básica em escolas de todo o País

Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica está em debate na Comissão de Educação

Avaliação da educação básica começa nesta 2a para 6 milhões de alunos em todo País