Influência africana na cultura brasileira está em exibição de filme e fotografias



Como parte da programação do Ano Cultural do Senado, que este aborda o tema dos 120 anos da abolição da escravatura, será exibido nesta terça-feira (13), às 19h30, o filme Atlântico Negro - Na rota dos Orixás (1998), do cineasta Renato Barbieri. A sessão, com entrada franca, será no auditório Petrônio Portela.

O Ano Cultural é um projeto de uma comissão especial formada, este ano, por um grupo de servidores e coordenada pelos senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marco Maciel (DEM-PE). A proposta da comissão é desenvolver atividades culturais na Casa no período de maio a dezembro deste ano.

Atlântico Negro - Na rota dos Orixás aborda a grande influência africana na religiosidade brasileira. A partir de pesquisa de Renato Barbieri e do historiador Victor Leonardi, o filme mostra a origem das raízes, em terreiros de Salvador, da cultura jêje-nagô, que virou candomblé; e do Maranhão, onde da mesma influência surgiu o Tambor de Minas.

A programação desta primeira edição do Ano Cultural do Senado inclui ainda a exposição fotográfica de Pierre Verger, no Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional. Os interessados poderão visitá-la entre os dias 13 de maio e 13 de junho, das 9h às 17h.

A cultura da Bahia e a África Ocidental foram os principais temas das pesquisas e dos trabalhos do fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996), que, de dezembro de 1932 até agosto de 1946, viajou pelo mundo, sobrevivendo exclusivamente de seu trabalho, e em 1946 chegou a Salvador. Seduzido pela hospitalidade e pela riqueza cultural da Bahia, Verger acabou dividido entre Salvador e localidades na África. Os negros, cujas vidas Verger buscou conhecer com detalhe, monopolizavam a cidade e também seus trabalhos. Só nos anos de 1970, ao parar de fotografar, Verger fixou-se na capital baiana e, dez anos depois, criou a Fundação Pierre Verger para abrigar seu acervo e abrir espaço para pesquisadores.



12/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cineasta brasileiro é aplaudido de pé em Cannes após exibição de seu filme

USP promove exibição de filme e palestra sobre comunismo chinês

Exibição de filme e debate sobre a infância acontece nesta quarta

Nesta quarta tem exibição de filme gratuito e debate sobre infância

Exibição de filme infantil sobre a Antártica foi transferida para quinta-feira

Cultura - Secretaria da Cultura do Estado promove exposição de fotografias e obras literárias