Infraero implanta modelo comercial com melhorias de infraestrutura



A Infraero, buscando oferecer melhorias para os usuários dos aeroportos da Rede, está pondo em prática um modelo de exploração comercial do sítio aeroportuário que envolve a realização de investimentos em infraestrutura por concessionários de áreas de utilidade pública. A iniciativa está sendo testada no estacionamento de veículos do Aeroporto Internacional de Curitiba – São José dos Pinhais/Afonso Pena (PR).

      Os sombreadores são compostos por coberturas com estruturas em aço e tela em polietileno de alta densidade.  O material utilizado foi criado e desenvolvido com tecnologia adequada para filtrar raios solares UVA e UVB, proporcionando conforto térmico, permitindo a circulação de ar e também protegendo contra impactos em caso de queda de granizo. Os serviços tiveram início no final de fevereiro, sendo que o prazo para a implantação da melhoria em todo o estacionamento é até o final do primeiro semestre de 2014.

      A instalação dos equipamentos está sendo feita pela empresa vencedora do processo licitatório para a exploração comercial, regulamentada por meio de um contrato específico, com duração de 60 meses, que prevê a veiculação de propaganda por meio da instalação dos sombreadores. A contrapartida da empresa é a permissão para veicular publicidade nos sombreadores, gerando também receita comercial para a Infraero com a veiculação dos informes.

“A medida permite que a empresa ofereça melhorias de infraestrutura ao mesmo tempo em que produz ganhos monetários para a manutenção dos serviços prestados”, pontuou Antonio Pallu, superintendente do Afonso Pena.

      O Aeroporto de Curitiba é o primeiro a implantar este modelo de contrato dentro da empresa, sendo que o formato da iniciativa já foi enviado para os gestores comerciais dos outros aeroportos da Rede. Aeroportos como Santos Dumont (RJ), Teresina (PI), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), que possuem contratos administrativos na gestão de seus estacionamentos, poderão utilizar o mesmo modelo aplicado a Curitiba.

      “A Infraero trabalha sistematicamente com diretrizes em seu planejamento de exploração comercial para garantir ganhos de conforto aos usuários. No caso específico do segmento de estacionamentos, os termos de referência dos processos de licitação são avaliados, buscando sempre incluir itens que possam trazer conforto e comodidade aos clientes que utilizam os estacionamentos”, pontuou o superintendente de Negócios Comerciais da empresa, Claiton Faria.

Fonte:
Infraero



19/03/2014 17:21


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