Iniciativa do Iamspe é finalista do Prêmio Mário Covas



Monitoramento de Diabéticos à Distância concorre entre as iniciativas que melhoram qualidade dos serviços públicos

O Programa de Monitoramento de Diabéticos à Distância do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), também conhecido como Telemedicina, é um dos finalistas da 8ª edição do Prêmio Mário Covas na categoria Inovação em Gestão Estadual.

Desenvolvido pelo Serviço de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), o programa auxilia portadores de diabetes a controlar a doença. O paciente recebe um glicosímetro individual e personalizado para realização de exames diários de glicemia em casa. Atualmente, o Telemedicina conta com 1.046 pacientes inscritos.

O aparelho armazena os dados dos exames que semanalmente são enviados pela internet ao médico por meio de uma unidade de recepção e comunicação de dados no HSPE. A qualquer sinal de alterações, o sistema envia automaticamente um alerta para o e-mail do médico que avalia a situação e determina alterações no tratamento. Em alguns casos, é agendada uma consulta de emergência para o paciente.

Entre setembro de 2010 e setembro de 2011, o número de pacientes participantes que ficaram internados teve redução de 73%. O tempo médio de internação passou de seis para três dias. Entre os que procuraram atendimento no pronto-socorro do HSPE, a redução foi de 64%.

Reconhecimento

O Prêmio Mário Covas é um reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo a iniciativas inovadoras e de excelência que melhoram a qualidade dos serviços públicos e contribuem para elevar o bem-estar dos cidadãos.

Do Portal do Governo do Estado



04/17/2012


Artigos Relacionados


Teatro de fantoches da PM é finalista do Prêmio Mário Covas

Portal do Governo do Estado é finalista na 9ª edição do Prêmio Mario Covas

Prêmio Mário Covas recebe projetos até dia 28

Inscrições para Prêmio Mário Covas vão até dia 31

Prêmio Mário Covas recebe inscrições até o dia 13

Inscrições para o Prêmio Mario Covas vão até dia 30