INMET MOSTRA NO SENADO COMO FAZ PREVISÃO DO TEMPO



Qual o processo e os instrumentos utilizados para a análise e previsão do tempo? Essa pergunta pode ser respondida com uma visita à exposição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Senado, destinada a comemorar os seus 88 anos de fundação. Dois computadores estão à disposição dos visitantes, que podem, através de gráficos coloridos e legendas, verificar a previsão do tempo nas 144 microrregiões do Brasil, ou ainda acompanhar as consequências do fenômeno El Niño.

A mostra tem por objetivo divulgar o trabalho do órgão quanto aos estudos das variações climáticas e dos fenômenos meteorológicos em todo o Brasil. As previsões climáticas são feitas com até cinco dias de antecedência e essas informações são divulgadas através de avisos meteorológicos e alertas especiais que detectam, inclusive, as irregularidades no clima para cada estação do ano, o que é de fundamental importância para o setor agrícola.

O instituto, que está comemorando 88 anos de atividades, promove ainda a monitorização de queimadas, desmatamentos, poluição ambiental e índices de desertificação. A exposição ficará aberta até sexta-feira (dia 14), no final do corredor que liga o Anexo I ao Edifício Principal do Senado.



12/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo de cooperação técnica vai ajudar Inmet a aperfeiçoar previsão do tempo

Inmet prevê tempo chuvoso em todo o País

Inmet anuncia nova frente fria e previsão de neve para o Sul do País

ACM E MINISTRO DA AGRICULTURA ABREM MOSTRA INMET 90 ANOS

Inmet: tempo continuará seco no Centro-Oeste e norte de Minas

RESTRIÇÃO DA IMUNIDADE MOSTRA NOVO TEMPO DO SENADO, DIZ ACM