Inmetro recebe visita do Rei de Suécia
O dia 13 de novembro de 2013 será inesquecível para a história do Inmetro. A comitiva do rei Carlos XVI Gustavo, da Suécia, escolheu o Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro, como uma das instituições a serem visitadas em sua rápida passagem pelo Brasil, parte da Missão de Tecnologia da Academia Sueca de Ciências de Engenharia, entidade da qual é patrono.
Recepcionada pelo presidente João Jornada, a comitiva de 38 suecos, entre eles executivos de grandes empresas e acadêmicos da Chalmers University of Technology, foi recebida na Divisão de Metrologia de Materiais. O chefe da Dimat, Carlos Alberto Achete, ciceroneou a visita aos laboratórios, entre eles o de Microscopia, onde conheceram mais sobre nanotecnologia e foram presenteados com um monograma real gravado em silício, esculpido com feixe de íons em dimensões nanométricas, invisíveis a olho nu: cinco milionésimos do metro. "Estou lhe presenteando com a nanotecnologia, um novo mundo", disse Jornada.
Divididos em dois grupos, conheceram mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Inmetro, incluindo o microscópio Titan e ao Laboratório de Biomateriais e Tribologia. Na sequência dirigiram-se ao Prédio 6, onde participaram de um intenso debate no auditório, com representantes da Academia Real Sueca de Ciências de Engenharia, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Academia Brasileira de Ciências, da Secretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, do Sistema Firjan e da Fundação Getulio Vargas (FGV), que trocaram informações sobre tecnologia, incentivo à inovação e competitividade. “Estamos muito felizes que tenham investido seus esforços para estar aqui. Esta visita traz uma mensagem simbólica de uma forte cooperação. A forma bem-sucedida como a Suécia combina ciência, negócios e indústria é admirável e algo que precisamos aprender no Brasil. Temos à frente uma parceria frutífera”, afirmou o presidente Jornada.
Durante o almoço, Jornada e o Rei Carlos XVI Gustavo sentaram-se à mesma mesa. Após a recepção, o chefe da Delegação, Leif Johansson, de pé, dirigiu-se a todos os presentes. “Em nome do Rei, agradecemos a acolhida do Inmetro, um dos órgãos públicos escolhidos para visitarmos durante a semana no Brasil. Ficamos muito satisfeitos e impressionados com o que vimos. Que este relacionamento seja cada vez mais próximo e esperamos voltar em breve”, resumiu Leif, durante a troca de presentes entre o rei e o presidente do Inmetro. O monarca completou: “Vimos aqui hoje que o Inmetro persegue permanentemente a qualidade. E voltaremos à Suécia com o dever de casa de manter essa busca incessante”.
Fonte:
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
20/11/2013 14:39
Artigos Relacionados
Primeiro-ministro da Suécia visita País até quarta-feira
CCT recebe delegação da Suécia e Noruega no dia 28
Ciência sem Fronteiras recebe inscrições para cursos na Suécia
Sarney recebe reis da Suécia daqui a pouco, às 10 horas
Inmetro recebe prêmio de inovação em gestão pública federal
ACM RECEBE VISITA DE EX-DEPUTADO