InovAtiva Brasil faz balanço da edição 2013



O InovAtiva Brasil, iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Endeavor e apoio metodológico da McKinsey, chega ao fim de sua primeira edição superando as expectativas.

O programa, cujo objetivo é capacitar novos empreendedores para a criação de negócios inovadores e com alto potencial de crescimento, encerrou sua etapa 2013 na última segunda-feira (25), em São Paulo (SP), com a apresentação de 19 projetos selecionados para uma banca de investidores e especialistas.

Desses 19, um conseguiu atrair interesse ainda durante as fases iniciais: o portal Carreira Beauty, que coloca em contato profissionais da indústria da beleza e donos de empreendimentos como spas e salões de beleza.

A meta inicial para o InovAtiva 2013 era atrair entre 300 e 500 inscrições, volume superado com ampla margem - o programa contou com mais de 1,6 mil inscritos, com origem em cerca de 350 municípios de 24 estados brasileiros.

Outros números também chamam atenção, como a participação de 2 mil pessoas nos eventos de divulgação, 210 mil visitas ao site oficial do programa e 6,6 mil likes no Facebook.

Entre os projetos inscritos para a primeira edição do InovAtiva, o setor com maior representatividade foi o de internet e software (43% do total), seguido pelo de varejo e serviços (21%), ambiental (4%), indústria de transformação (3%), biotecnologia e fármacos (2%) e eletrônicos (2%).

As start-ups passaram por três fases de seleção e, ao longo do programa, os participantes tiveram acesso a uma série de ações de capacitação, como sessões de coaching com especialistas e empreendedores experientes e apresentações sobre as maneiras de obtenção de recursos para financiar suas empresas, incluindo as formas de captação via financiamento público e as várias linhas de crédito existentes para fomento a inovação.

Além disso, um representante de cada projeto finalista ainda terá a oportunidade de passar uma semana no SiliconHouse, programa de imersão para empreendedores e executivos de empresas em Mountain View, no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos).

Durante o programa, foram desenvolvidos insights sobre os desafios de criação de novos negócios brasileiros inovadores. Chegou-se à conclusão de que, para o fortalecimento do empreendedorismo inovador no país, são necessários pelo menos quatro elementos:

  1. As condições (recursos financeiros/ tempo) para se dedicar ao negócio;
  2. O conhecimento de negócios;
  3. Os profissionais para formar a equipe;
  4. A rede de contatos.

Lições como essas, aprendidas no decorrer do InovAtiva, serão usadas para aprimorar as próximas edições do programa e prover um direcionamento futuro para os empreendedores.

InovAtiva 2014

Entre as novidades preparadas para o próximo ano, estão a expansão do programa generalista e a criação de duas iniciativas setoriais, nos segmentos de saúde e agronegócios, com conteúdos e coaches específicos.

Para o InovAtiva 2014, a ideia é prover aos participantes mais conteúdo, com ainda mais qualidade e apresentado de forma mais interessante; fomentar o estabelecimento de uma comunidade online sempre ativa; criar ferramentas para o aprendizado conjunto, com colaboração entre os próprios empreendedores com ideias e materiais complementares (crowdsourcing organizado); elaborar uma estratégia mobile; fazer programas de coaching em larga escala; e realizar atividades presenciais nas universidades, incluindo incubadoras e empresas-júnior.

Confira mais informações sobre o InovAtiva Brasil.

Sobre a McKinsey & Company

A McKinsey & Company é uma firma global de consultoria de gestão que auxilia a alta gerência de grandes empresas e instituições líderes em seus setores em questões de estratégia, organização, tecnologia e operações.

A empresa conta hoje com 101 escritórios em 56 países e está presente no Brasil há mais de 20 anos, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Além de apoiar seus clientes, a McKinsey acredita na importância da sua contribuição social e, ao longo das últimas duas décadas, tem consistentemente contribuído com projetos pro-bono e voluntários, ajudando instituições públicas e do setor social. 

Sobre a Endeavor Brasil

A Endeavor é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo de alto impacto no Brasil e em outros 17 países.

No Brasil há mais de 10 anos, conecta empreendedores com grande potencial a uma rede de voluntários composta pelas principais lideranças empresariais do país, que orienta empreendedores para crescer rapidamente e gerar milhões de empregos. Globalmente, a Endeavor apoia 431 empresas e mais de 680 empreendedores.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 



16/01/2014 10:41


Artigos Relacionados


Lançado Mapa Político do Brasil, edição 2013

Divulgada edição 2013 de prêmio de Ciência e Sustentabilidade

Edição 2013 do Concurso de Moda Inclusiva é internacional

Secretaria de Relações Institucionais faz balanço de 2013

Blairo Maggi faz balanço dos trabalhos da CMA em 2013

Nordeste literário é tema da edição 2013 do projeto Paixão de Ler