Inpe passa a compor consórcio que fornece imagens de satélites em catástrofes



A partir desta terça-feira (8), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passa a fazer parte do grupo International Charter “Space and Major Disasters”, um consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados de satélites para gestão de desastres naturais em todo o mundo. O acordo foi assinado durante a plenária anual do Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS) que começou em Lucca, Itália, nessa segunda-feira (7).  "Ao aderir ao Charter, o Inpe está mais preparado a ajudar a sociedade brasileira e internacional em caso de grandes catástrofes", afirmou Gilberto Câmara, diretor do instituto.
O primeiro trabalho conjunto realizado pelo instituto e o consórcio aconteceu no começo deste ano, após as chuvas e deslizamentos que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro. Na época, o instituto acionou o International Charter solicitando as imagens do local, por satélite. O conteúdo foi repassado à Defesa Civil e utilizado nas ações de resgate.
De forma semelhante, os mapas produzidos a partir de dados de satélites do International Charter foram usados para orientar ações de resgate e avaliar conseqüências do terremoto e tsunami no Japão, no início deste ano, e do terremoto no Haiti, em 2010, entre outros desastres.
Desde 2000, quando foi criado, o International Charter “Space and Major Disasters” colaborou com diversos países em cerca de 300 episódios, como terremotos, furacões, ciclones, inundações e incêndios.
A partir do lançamento do CBERS 3, em 2012, a expectativa é de que o Brasil possa ser também um país ativo fornecedor de dados de satélites em ocasiões de calamidade. 

Fonte:

Inpe



08/11/2011 20:27


Artigos Relacionados


Professores aprendem no Inpe a usar imagens de satélites como recurso didático

Banco de Imagens fornece fotos para sites e jornais de todo o país

Brasil é um dos maiores distribuidores de imagens de satélites do mundo

Curso ensina uso de imagens de satélites e tecnologia espacial

Inpe vai defender livre acesso a dados de satélites na China

Abertas inscrições para concurso do centro de controle de satélites do Inpe