Inpe se prepara para testes do satélite Amazônia-1
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) se prepara para as atividades de integração e testes do Amazônia-1, satélite com lançamento previsto para 2016 que conta com uma câmera óptica de visada larga capaz de gerar imagens do planeta a cada quatro dias.
Os ensaios para aceitação dos propulsores com 5 newtons (N) de empuxo que serão utilizados no equipamento foram realizados no Banco de Testes com Simulação de Altitude (BTSA) do Inpe em janeiro e fevereiro.
Propulsores são utilizados em várias manobras no espaço, necessárias para o posicionamento e manutenção das órbitas de satélites e plataformas espaciais.
A característica de revisita rápida do Amazônia-1 permitirá a melhora nos dados de alerta de desmatamento na região amazônica em tempo real. O satélite também fornecerá imagens frequentes das áreas agrícolas brasileiras.
O subsistema de propulsão da Plataforma Multimissão (PMM) criada pelo Inpe foi desenvolvido pela empresa brasileira Fibraforte com a coordenação de engenheiros do instituto.
Completo, o subsistema é composto por seis propulsores, o tanque de propelente e mais as válvulas para controle dos propulsores e para carregamento do tanque, com as respectivas tubulações e seus acessórios.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
18/03/2014 15:19
Artigos Relacionados
Inpe cumpre etapa para lançamento de satélite
Inpe realiza curso para professores sobre uso de imagens de satélite
Primeiro satélite do Inpe completa 18 anos em operação
Satélite na Nasa testado no Inpe inicia operações em órbita
Curso do Inpe vai ensinar jornalistas a analisarem imagens de satélite
Inpe apresenta produtos gratuitos e tecnologias de imagens de satélite em Curitiba