Inscrições abertas para o Concurso Nacional de Dados Abertos



Balanços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), equipamentos públicos, Transferências Voluntárias da União e a estrutura organizacional do Poder Executivo Federal. Estes são alguns dos dados disponíveis para pesquisadores, universitários, empresários, jornalistas e pessoas ligadas à área de Tecnologia da Informação (TI) participarem do Concurso Nacional de Dados Abertos. A inscrição para a premiação, organizado pelo Ministério do Planejamento (MP), pode ser realizada até o próximo domingo (17).

O objetivo do concurso é estimular o desenvolvimento de ferramentas e visualizações baseadas em dados abertos, inclusive as que utilizem como fonte mais de uma base. Para ter acesso, basta acessar o Portal de Dados Abertos. O concurso premiará soluções em duas modalidades:

- Desenvolvimento de soluções de software interativo, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis;

- Desenvolvimento de infográficos baseadas na utilização de dados abertos, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis.

Os três primeiros colocados serão premiados no concurso com ultrabooks, celulares e mochilas. A cerimônia de premiação será realizada durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, no dia 21 de novembro, em Brasília (DF).

A equipe da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relativas às bases de dados tema deste concurso. Em caso de dúvidas, acessem a lista de distribuição [email protected]

Encontro Nacional de Dados Abertos

Para aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos, será realizado, 
entre os dias 21 e 22 de novembro, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília, o II Encontro Nacional de Dados Abertos. Leia o regulamento e façam a sua inscrição no hotsite do encontro.

O evento é promovido pelo Ministério do Planejamento (MP) em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), representado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), da Associação Software Livre, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Dados abertos: governo e sociedade

Publicados neste formato, os dados estão disponíveis para qualquer pessoa utilizar e republicar da maneira que achar melhor. A proposta aproxima o governo do cidadão e permite que sejam criados melhores serviços em benefício da sociedade a partir desses dados. A política tem ganhado relevância internacional não só sob a ótica da inovação tecnológica, mas também como uma estratégia de modernização da gestão pública.

A Política Brasileira de Dados Abertos sempre levou o conceito da participação social em seus princípios. Desde o começo, as reuniões de planejamento e construção do Portal Brasileiro de Dados Abertos foram abertas para qualquer cidadão interessado. O dados.gov.br já está publicado há mais de um ano e neste momento, o desejo é ampliar o horizonte da política.

Fontes:
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 
II Encontro Nacional de Dados Abertos



13/11/2013 11:55


Artigos Relacionados


Concurso Nacional de Dados Abertos divulga vencedores

Estão abertas as inscrições para o concurso de teses sobre defesa nacional

Concurso para delegados tem inscrições abertas

Inscrições abertas para concurso de documentários

TV Justiça tem inscrições abertas para concurso de documentários

Inscrições abertas para o 2º Concurso de Documentários da TV Câmara