Inscrições em cursos de capacitação para a Copa são prorrogadas
Moradores de locais com baixa procura poderão se inscrever para cursos nas áreas de turismo e serviço, incluindo língua estrangeira
Interessados em cursos de qualificação profissional para a Copa do Mundo de 2014, o Pronatec Copa, terão mais tempo para realizar suas inscrições. O prazo, que havia sido encerrado na segunda-feira (16), foi prorrogado para 31 de julho em 62 municípios, que tiveram baixa procura. São 29 cursos gratuitos nas áreas de turismo e serviços, incluindo línguas (inglês, espanhol e libras).
Segundo o último balanço do Ministério do Turismo, divulgado nesta terça-feira (17), 151 mil pessoas já se inscreveram, e 45.949 foram pré-matriculadas e formam turmas em todo o Brasil. Na primeira seleção, foram contemplados as 12 cidades-sede da Copa e 117 municípios - 74 em estados que receberão o campeonato e 43 em regiões turísticas.
Os municípios em que o prazo de inscrição foi prorrogado na região Nordeste são: Maceió (AL), Lençóis (BA), Aquiraz, Aracati, Beberibe, Caucaia, Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara (CE), Barreirinhas e São Luiz do Maranhão (MA), Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Olinda, Recife e Tamandaré (PE), Parnaíba (PI) e Parnamirim (RN).
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, estão na lista: Manacapuru e Manaus (AM), Brasília (DF), Alto Paraíso de Goiás, Formosa, Goiânia e Pirenópolis (GO), Corumbá (MS), Chapada dos Guimarães e Cuiabá (MT). Na região Sul, terão inscrições prorrogadas: Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Ponta Grossa (PR), Bento Gonçalves, Canoas, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Borja e Uruguaiana (RS), Balneário Camboriú e Florianópolis (SC).
Na região Sudeste: Brumadinho, Congonhas, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Sabará, Sete Lagoas e Tiradentes (MG), Angra dos Reis, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro e Teresópolis (RJ), Atibaia, Campinas, Guarujá, Peruíbe, Santos, São Paulo e São Vicente (SP).
Inscrições
Para se inscrever, basta acessar o site do Pronatec Copa. Moradores das cidades-sede da Copa das Confederações em 2013 (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador), trabalhadores do setor turístico e portadores de deficiências terão prioridades na selação.
O Ministério do Turismo lembra que a inscrição só é efetivada quando o aluno faz a confirmação. Depois de preencher o formulário, escolher o curso e finalizar a inscrição, é necessário conferir a caixa de email, para o qual será enviado um pedido de confirmação. Todas as informações, como data de início das aulas e horário de cada curso em sua cidade serão repassadas por email. Vale ficar atento à caixa de lixo eletrônico (spam).
Cursos
Os cursos terão quatro meses de duração. Os alunos, que devem ter mais de 18 anos, terão auxílio estudantil, como alimentação e transporte. As turmas formadas terão de 7 a 30 alunos, variando conforme a demanda por cursos e equipamentos. As aulas são dadas pelo Sistema S, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Alunos que não forem convocados nesta etapa poderão refazer o procedimento quando as inscrições forem reabertas, no próximo semestre. No total, o programa deverá oferecer 240 mil vagas até a Copa, 40 mil por semestre.
Leia mais:
Jovens e adultos são capacitados para Copa
Cartilha prepara empreendedores para negócios durante a Copa do Mundo
Minas, Pernambuco e DF começam qualificação de trabalhadores para a Copa
Para estrangeiros, Brasil está preparado para sediar Copa e Olimpíadas, diz Embratur
Senac e Turismo abrem primeira turma do Pronatec Copa
Fonte:
Ministério do Turismo
Portal da Copa
17/07/2012 17:25
Artigos Relacionados
Distrito Federal abre inscrições para cursos de capacitação para a Copa
Inscrições para cursos de capacitação para a Copa 2014 serão abertas em novembro
Inscrições para cursos de capacitação para a Copa se encerram
Inscrições para cursos profissionalizantes são prorrogadas
Inscrições para cursos de espanhol e francês em Catanduva são prorrogadas
Cursos profissionalizantes têm inscrições prorrogadas