Inscrições para concurso do Senado começam no próximo dia 19



O Senado promoverá inscrições para o concurso público de consultor legislativo e consultor de orçamentos no período de 19 a 30 deste mês, exceto sábado, domingo e feriado. O concurso vai oferecer 25 vagas para o cargo de consultor legislativo e duas vagas para consultor de orçamento. A primeira etapa das provas, conforme edital publicado pelo Senado, será realizada dias 2 e 3 de fevereiro de 2002. A segunda etapa está marcada para os dias 9 e 10 de março de 2002.

O concurso será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB) e a seleção para os cargos será realizada em três etapas. A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, terá provas objetivas de conhecimentos e será realizada simultaneamente em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A segunda etapa, também de caráter eliminatório e classificatório, compreenderá prova discursiva e será realizada somente em Brasília. A terceira etapa, apenas de caráter classificatório, consistirá na avaliação de títulos e será realizada nas mesmas cidades que participam da primeira etapa.

As inscrições poderão ser feitas em agências da Caixa Econômica Federal (CEF) em vários locais listados no edital, e a taxa será de R$ 100,00. O formulário a ser preenchido pelos candidatos será entregue no local de inscrição, onde também será emitido o comprovante da mesma. Serão aceitas também inscrições por procuração, via postal e pela Internet, por meio do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/senado.

O requisito para o candidato é ter diploma universitário devidamente registrado. As atividades requisitadas para o cargo são: execução de tarefas de consultoria e assessoramento institucional de nível superior e especializado, de caráter interdisciplinar e multidisciplinar, com atenção aos aspectos político-parlamentares; elaboração de estudos, notas técnicas e pesquisas para os senadores e comissões sobre assuntos de interesse do Senado e do Congresso, compreendendo a produção escrita de proposições legislativas, emendas, relatórios, pareceres, discursos, revisões de trabalhos e o atendimento a consultas diversas de senadores; e acompanhamento do trabalho das comissões técnicas e de inquérito.

A remuneração prevista é de R$ 5.901,50 para uma jornada de 40 horas semanais. As 25 vagas para consultor legislativo vão abranger as seguintes áreas: Administração Pública; Comunicação e Ciências da Informação; Direito Civil, Processual Civil e Agrário; Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidário; Direito Econômico e Comercial; Direito Penal, Processual Penal e Penitenciário; Direito do Trabalho e Previdenciário; Direito Tributário e Financeiro Público; Economia/Agricultura; Economia/Desenvolvimento Regional; Economia/Minas e Energia; Economia/Política Econômica; Economia/Sistema Financeiro e Dívida Pública; Economia do Trabalho e Previdência; Educação, Cultura e Desporto; Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia; Pronunciamentos; Relações Internacionais e Defesa Nacional; Saúde; Sistemas Políticos e Direitos da Cidadania; e Transportes e Desenvolvimento Urbano.

05/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inscrições para concurso do Senado começam na próxima semana

Editais do concurso do Senado são publicados e inscrições começam nesta segunda-feira

Começam as inscrições para o concurso do Detran.SP

Inscrições para concurso da Finep começam em 10 de junho

Começam hoje as inscrições do concurso para soldado da PM

Inscrições em concurso para soldado da PM começam segunda