Inscrições para Olimpíada de História do Brasil vão até 9 de agosto



Estão abertas até 9 de agosto as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Interessados em participar devem efetuar suas inscrições no site do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões. A primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Unicamp, em São Paulo. 

Podem participar da ONHB estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 para equipes de escolas públicas e de R$ 40,00 para equipes de escolas particulares.

Como nas edições anteriores, o museu custeará com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após a final da olimpíada, os professores responsáveis pelas equipes realizarão capacitação de uma semana na Unicamp. 

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola vencedora receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano. 

 

Olimpíada de História

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, concebida e elaborada por historiadores e professores de história do museu e da universidade.

Os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores. O evento é patrocinado pelo CNPq e conta com o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional, da Azul Linhas Aéreas Brasileira e da TV Globo. 

A 1ª Olimpíada, realizada em 2009, inscreveu mais de 16 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro. No ano passado, a 2ª edição cresceu exponencialmente, tendo grande alcance nacional com mais de 43 mil participantes. A estimativa dos organizadores para 2011 é triplicar a quantidade de participantes. 

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



31/05/2011 17:07


Artigos Relacionados


Abertas as inscrições para Olimpíada Nacional em História do Brasil

Inscrições para Olimpíada de História vão até dia 9

Inscrição para Olimpíada Nacional em História do Brasil começa nesta terça-feira

Capes prorroga até 27 de agosto inscrições para cooperação científica Brasil-Argentina

Vacinas são obrigatórias para quem vai à Olimpíada na China, em agosto

Inscrições no edital de cooperação entre Brasil e Israel vão até 25 de agosto